As vantagens de ser invisível Editora Rocco

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

14:21Isabela Lapa


Sinopse:


Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes. A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante. 

Nossas impressões:

O livro conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos que por ser completamente tímido e se sentir diferente dos demais, resolve compartilhar a sua vida com um estranho por meio de cartas. Por meio delas e em razão do fato de se manter anônimo, ele consegue expressar o que pensa, o que sente e como vê a vida. 

O que e interessante é que o autor conseguiu expressar com intensidade e profundidade os assuntos que são polêmicos e difíceis na adolescência: morte de pessoas queridas, amizade, primeiro beijo, virgindade, drogas, bebidas, homossexualidade, gravidez precoce, aborto, relacionamento com a família e com os amigos, necessidade de pertencer a algum grupo, aceitação, violência doméstica, entre outros. 

Enquanto a vida de Charlie é permeada por todas as situações acima, ele questiona acerca da sua personalidade, das suas características e do mundo como um todo. 

Posso dizer que o livro retrata de forma cativante o que todos nós passamos quando começamos a amadurecer: as inseguranças, as dúvidas, as preocupações. Não é fácil abandonar a infância e a inocência e encarar a vida adulta. 

E em meio a cada descoberta, a cada novo problema e/ou dilema enfrentado, Charlie nos cativa com a forma que encara a vida e os sentimentos. Em alguns momentos, a narrativa é tão doce que dá vontade de abraçá-lo. Sim, ele é simplesmente apaixonante! 

O final é surpreendente e revela o amadurecimento do personagem no momento em que ele decide parar de observar, de pensar e de escrever para “participar”. Ou seja, ele deixa de ter medo das mudanças e resolve encará-las com a certeza de que poderá sofrer por alguns momentos, mas que o sofrimento também passa. 

Como a narrativa é apresentada por meio de cartas escritas por um jovem, a linguagem é simples, clara e direta, o que torna a leitura rápida e prazerosa. 

Destaque:

O livro faz inúmeras menções a livros e músicas. Ótimas indicações, por sinal. 

Passagens interessantes:

“Então, esta é a minha vida. Sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim”.  (p. 12) 

Bill diz: “Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece”. (p. 35) 

“Patrick depois disse alguma coisa que acho que nunca vou esquecer. 
- Ele é invisível. 
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado. 
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende”.  (p. 48) 

“Eu me sinto infinito”.  (p. 43) 

“As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir. 
E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos”. (p. 49) 

“Não sei se é melhor ter seus filhos felizes e não irem para a faculdade. Não sei se é melhor estar perto de sua filha ou ter certeza de que ela tenha uma vida melhor que a sua. Simplesmente não sei. Eu fiquei em silêncio e observei”.  (p. 69) 

“Quando estávamos prontos para ir embora, fui até meu avô e dei-lhe um abraço e um beijo na testa. Ele limpou a testa com a palma da mão e olhou para mim. Ele não gostava que os rapazes da família tocassem nele. Mas eu estava muito contente de ter feito isso, para o caso de ele morrer. Nunca fiz o mesmo com minha tia Helen".  (p. 70) 

“E ela me beijou. Foi um tipo de beijo que eu nunca poderia contar aos meus amigos como foi veemente. Foi o tipo de beijo que me fez saber que eu nunca seria tão feliz em toda a minha vida”.  (p. 80) 

“O filme em si era muito interessante, mas não acho que fosse muito bom, porque eu não me senti diferente quando acabou”.  (p. 143)

Observação:

Este livro foi adaptado para o cinema. Assim que possível falaremos sobre o filme na sessão PAUSA PARA O CINEMA

You Might Also Like

3 comentários

  1. Comprei o livro na primeira biblioteca que encontrei em Londres e li aqui. Um dos melhores livros que já li, estou esperando o filme sair para eu baixar. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  2. Também recomendo! Realmente é excelente.
    Obrigada pela participação e volta sempre na nossa página!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as indicações de livros. Me deu vontade de ler todos pra ver se eu teria o mesmo olhar do Charlie. Gosto mto do professor dele :)

    Esse livro é incrível :)

    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato