Eu sou o mensageiro Livros

EU SOU O MENSAGEIRO, DE MARKUS ZUSAK

10:49Isabela Lapa


Neste livro, Markus Zusak, escritor do best-seller A menina que roubava livros, apresenta ED KENNEDY, um personagem de 19 anos, taxista e sem grandes perspectivas na vida, que passa o tempo livre jogando cartas com os amigos e cuidando do seu cachorro, o Porteiro.

Um dia, Ed se torna refém de um assaltante em um banco e consegue, em um momento oportuno, render o bandido e entregá-lo à polícia. Tempos depois do ocorrido ele começa a receber mensagens estranhas em sua caixa de correio, o que faz com que a vida dele mude completamente. 

As referidas mensagens, que vem sempre em cartas de baralho, permitem que o personagem vivencie situações que antes eram inimagináveis. Por meio delas ele se vê obrigado a percorrer a cidade para ajudar as pessoas e permitir que elas se alegrem e se livrem dos seus problemas pessoais. 


Em meio a tantas cartas e tantas pessoas diferentes Ed se questiona: "quem está por trás disso tudo"? Mas enquanto a resposta não vem, ele segue ajudando e se tornando uma pessoa cada vez melhor. 


Nossas impressões:

A história é narrada em primeira pessoa e como o personagem tem 19 anos e leva uma vida medíocre no subúrbio, a linguagem é completamente informal e repleta de gírias e expressões comuns ao dia-a-dia. Assim, no início da leitura, pensei em desistir.

Acho que eu esperava uma narrativa no estilo "A menina que roubava livros" e fiquei um pouco decepcionada. Na verdade, posso dizer que não existe nenhuma relação entre este livro e o mencionado best-seller, portanto, quem busca encontrar algo similar definitivamente não encontrará. 

Mas em razão dos inúmeros comentários positivos acerca do livro, decidi continuar. Aos poucos me acostumei com a linguagem e passei, inclusive, a me divertir com ela. Penso que isso se deu pelo fato de que o narrador, Ed, é encantador e nos sensibiliza com o seu bom coração. 

Um ponto positivo desta narrativa é que ela apresenta um humor leve, irônico e sutil ao mesmo tempo em que proporciona reflexões interessantes sobre as pessoas e os relacionamentos. Em frases simples e diálogos pequenos, Zusak consegue deixar uma grande mensagem ao leitor. 

Em alguns momentos a história é lenta, o que me parece ser uma característica do escritor, que gosta de mostrar pequenos detalhes do cotidiano do personagem, como percebemos em A menina que roubava livros. Aqui, essa descrição detalhada do personagem e do seu cotidiano, por mais que pareça desnecessária, ao meu ver é essencial para que o leitor perceba a mudança comportamental de um indivíduo

O livro é uma jornada rumo ao auto-conhecimento e Ã©  ideal para quem busca uma leitura leve e sem compromissos, mas que ao mesmo tempo permite refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade e na construção de um mundo melhor. 

Cabe frisar que algumas das tarefas passadas ao personagem são óbvias demais e outras, absurdamente complexas, em que ele descobre "do nada" o que fazer. Porém, mesmo em meio a essas falhas, existem passagens maravilhosas e que nos tocam profundamente. 




No que se refere ao final, o livro deixa um pouco a desejar. A finalização é rápida, pouco explicativa e até sem nexo. Mas a última frase é especial e carregada de significados. Ed conclui que ele não é o mensageiro, ele é A MESAGEM. 

Apesar de alguns pontos negativos, a leitura no geral é agradável , rápida e passa uma mensagem bem interessante! 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá! Eu li esse livro por curiosidade, pois me encantei tanto com A Menina Que Roubava Livros, que resolvi conhecer essa obra. Achei uma leitura simples. Não posso dizer que é ruim, mas não chega perto do que eu esperava do livro.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso aconteceu com tudo mundo! Na verdade, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS é tão marcante e intenso, que será impossível ler as outras obras do escritor sem comparar!

    Também falamos dele no blog:http://universodosleitores.blogspot.com.br/search/label/A%20menina%20que%20roubava%20livros

    Abraços e obrigada por participar da nossa página!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pela A Menina que Roubava Livros, e agora estou louca por esse tbm... \O/

    Fiz um convite para uma campanha lá no blog ;)... Lá no post explica tudo...
    Beijos

    http://versaoliteraria.blogspot.com.br/2013/07/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, tudo bem? Leia sim, você vai se apaixonar!

      Vamos responder a tag no sábado, ok? Obrigada por nos convidar! Bjs

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato