A Revolução dos Bichos Cia das Letras

A revolução dos bichos, de George Orwell

13:41Kellen Pavão



"7 Mandamentos:

1) Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo
2) O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo
3) Nenhum animal usará roupa
4) Nenhum animal beberá álcool
5) Nenhum animal matará outro animal
6) Todos os animais são iguais"

Considerado um dos melhores livros de todos os tempos, a Revolução dos Bichos é uma fábula que retrata poder e opressão. A história se passa na Inglaterra e é protagonizada por animais que se veem oprimidos e escravizados pelo dono da fazenda onde nasceram, o que faz com que lutem para tirá-lo do "poder".

Quem lidera esta revolução são os porcos, os animais mais inteligentes do local. O Major, o principal nome da revolução, utiliza um discurso de igualdade e a busca por um sistema cooperativo e comunitário entre os bichos, o que os seduz e motiva a busca pela mudança e pelos conflitos.

No entanto, após a morte do Major, os porcos Bola de Neve e Napoleão assumem a liderança e como em qualquer história de tirania e briga pelo poder, começam a surgir algumas diferenças e mudanças nas regras para beneficiar os animais e privilegiar os porcos, que se aproveitavam de sua inteligência para agir com superioridade em relação aos outros bichos.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o que dê para pegar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais."

A história é reescrita e a revolução perde o seu ideal, servindo como justificativa para a tirania de alguns, todo questionamento é censurado e assim os porcos assumem o papel que antes era do homem. Eles passam a comer, beber, se vestir e se comportar como o homem enquanto são servidos pelos outros animais. O homem já não é tão inimigo assim e a tirania toma conta da fazenda.

Com uma linguagem simples e muito envolvente, George Orwell conseguiu transmitir a metáfora dos animais idealistas que se corrompem para diferentes faixas etárias. A Revolução dos Bichos é lido por pessoas de diversas idades, inclusive crianças. O livro retrata bem uma propaganda anticomunista e se assemelha ao modelo tirano de Stalin.

É um livro relativamente pequeno, fácil de ler e que com genialidade explicita bem a luta pelo poder e a corrupção.


"Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos humanos?."




You Might Also Like

3 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato