Dos livros para o cinema

DOS LIVROS PARA O CINEMA: Oscar 2013

11:10Kellen Pavão


A literatura tem uma grande influência na cultura e até mesmo em outras artes.  Muitas vezes a música, o teatro e o cinema ultrapassam as páginas dos livros tendo a missão de representar as palavras e histórias narrada no livro, o que é muito difícil já que cada leitor tem um ponto de vista da mesma história, e um livro de sucesso pode se tornar uma excelente releitura ou um fracasso cinematográfico por exemplo. Normalmente, quanto maior o sucesso do livro, maior o grau de dificuldade em recontar a história com fidelidade, agradando aos fãs da história original. 

Além disso, os produtores e diretores tem que lidar com o “preconceito” de muitos de nós leitores, que naturalmente comparamos o tempo todo o livro e a nova versão em  filme, peça, musical, etc.  Muitas vezes já começamos a ver o novo trabalho com aquela sensação de que “o livro será sempre melhor”.

No cinema temos ótimos exemplos de livros que se tornaram grandes sucessos cinematográficos e conquistaram os fãs dos livros como é o caso de Orgulho e Preconceito, Laranja Mecânica, Clube da Luta, O Senhor dos Anéis, dentre outros tantos exemplos.
Versões cinematográficas de livros clássicos ou best-sellers tem se tornado cada vez mais frequentes. Exemplo disto é o grande número de filmes inspirados em livros figurando entre os indicados ao Oscar. Confira a lista de livros que se tornaram filmes abaixo, todos disponíveis nas melhores livrarias.


1) As Aventuras de Pi


 O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.















2) Lincoln





O livro inspirou o filme homônimo de Steven Spielberg, que estréia no Brasil dia 25 de Janeiro. Uma detalhada biografia política de um dos mais emblemáticos Presidentes Norte-Americanos.

Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a premiada historiadora Doris Kearns Goodwin escreveu uma detalhada biografia política de um dos mais importantes presidentes norte-americanos. Um livro fundamental para o entendimento da Guerra Civil americana e seus principais personagens.








3) O Hobbit


Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso. 
















4) Os Miseráveis



Edição comemorativa do bicentenário de Victor Hugo (1802-1885), em tradução inteiramente revista e adequada à leitura contemporânea. Esse tratamento e a edição com 816 notas de pé de página, elucidativas do contexto histórico e cultural da França no século XIX, fazem desta a versão definitiva da obra em português. Hugo narrou seu romance magistral numa linguagem que representou para a literatura "o mesmo que a Revolução Francesa na História", segundo o crítico Sérgio Paulo Rouanet. O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e,após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço. 



5) Ana Kariênina


 "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua própria maneira". Esta é uma das aberturas mais famosas de todos os tempos, e ainda hoje impressiona a sabedoria concisa com que Tolstoi introduz o leitor no universo de Anna Kariênina. Muito do que o romance vai mostrar está contido nesta frase.
Embora seja uma das maiores histórias de amor da literatura mundial, Anna Karénina não é apenas um romance de aventura. Verdadeiramente interessado por temas morais, Tolstoi era um eterno preocupado com questões que são importantes para a humanidade em todas as épocas. 









 6) Alfred Hitchcock E Os Bastidores de Psicose






  Audacioso e surpreendente, o filme Psicose, de 1960, provocou uma verdadeira comoção junto ao público e se tornou uma das obras mais queridas do mestre do suspense Alfred Hitchcock. A história por trás das câmeras é igualmente fascinante, como narra Stephen Rebello no livro "Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose". Baseada em um romance que teve como inspiração uma série de crimes reais, a produção transformou-se numa verdadeira obsessão para o consagrado diretor e, apesar da desaprovação de seu estúdio, a Paramount, Hitchcock decidiu ir em frente e concretizar sua visão artística, arcando com todos os custos. Rebello entrevistou os principais nomes do elenco e da equipe técnica e produziu um relato detalhado, cheio de episódios reveladores, lançado originalmente nos Estados Unidos em 1990. O livro deu origem ao filme Hitchcock, de Sacha Gervasi, estrelado por Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Toni Collette, entre outros.





7) Branca de Neve e As Sete Versões


 Imagine como seria a vida da Branca de Neve se ela casasse com o caçador? Ou se o espelho mágico mentisse para a Madrasta? Branca de Neve e as Sete Versões é o terceiro volume da Coleção Fábrica de Fábulas, que estreou com Chapeuzinhos Coloridos e O Patinho Feio que não era Patinho nem Feio.
Nesta releitura de um dos maiores clássicos dos contos de fadas, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta resolveram modificar o rumo da história. E o leitor irá se deparar com sete diferentes desfechos para a heroína de pele alva.
Segundo Torero, a história de Branca de Neve poderia ser muito diferente daquela que todos conhecem de cor e salteado. Basta alterar um pequeno detalhe para que tudo fique de cabeça para baixo. "Pense bem: se Branca fosse uma princesa muito bagunceira, talvez os Sete Anões não quisessem acolhê-la em sua casa. Isso mudaria tudo! Você já imaginou como seria o fim de Branca se ela não tivesse contado com a amizade dos anõezinhos?", diverte-se o autor.



8) Argo


 Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.






9) O Lado Bom da Vida 



Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.








 10) Frankestein ou o Prometeu Moderno/ O Médico e o Monstro/ Drácula


A obra reúne as seguintes histórias - 'Frankenstein', da autora inglesa Mary Shelley, que conta a história de um jovem estudante suíço, dr. Victor Frankestein, que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. 'O médico e o monstro', de Robert Louis Stevenson, que aborda a dialética dos valores morais. 'Drácula', do autor britânico Bram Stocker, que narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia.












Leitores, nós já falamos sobre:

As aventuras de Pi: livro e filme

Os Miseráveis: Livro e filme

Argo: Filme


Confiram!






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato