Breves encenações Livros

BREVES ENCENAÇÕES, SOBRESSALTOS, DE DAUFEN BACH

12:34Universo dos Leitores




Breves encenações, sobressaltos é um livro escrito em menos 30 dias. É o resultado de um furor, de um frenesi poético do autor. Composto de 5 (cinco) grandes sobressaltos que se subdividem em diversos poemas, todos em versos livres. O livro, além de encantar pela beleza dos versos marcados por um lirismo livre da pieguice chorosa, encanta também pela estrutura, pelo cuidado do autor em não transformar a licença poética, tão amplamente utilizada na forma, na falta de pontuação e, também, na ausência de letras maiúsculas, em algo explicito que transforma ou deforma o poema. O labor estético na construção dos poemas, embora atue de forma coadjuvante, contribui sobremaneira para o entender e o sentir dos significados contidos em cada verso. 


Breves encenações, sobressaltos, é um livro único, carregado de sentimentos, de mensagens subliminares que passeiam nas entrelinhas e faz com que o leitor reflita e se enamore da beleza, tanto dos poemas em si, quanto do fazer poético. 


Prefácio 

Seus versos são as corredeiras fortes, atrativas a ponto de um fascínio tão profundo, que mesmo sabendo de ‘todos os riscos’, seguimos esse curso d’água que, de tão atraente, chega a ser quase hipnótico, como na verdade são, as Poesias de daufen bach. 

Sabedor disso ou não, (in?)consciente da força contida nos seus versos, ele já inicia este livro como um forte rio caudaloso, um oceânico universo contemplador e reflexivo, no aparte I: “reorganizam-se as estações/estes ciclos agudos”, que demonstram nítida e emocionalmente, a maturidade de um observar-sentir conclusivo, do poder re-inventivo da vida. 

Sim, também eu faço minhas conclusões cada vez que leio sua alma. Novamente sim, pois ler as poesias de Daufen é ler alma, ainda que possa ser na acomodação boa de uma macia poltrona, em ambiente tranqüilo, mas ao mesmo tempo é, absolutamente certo, um sair da chamada “zona de conforto”, onde normalmente as pessoas tendem abrigar-se, especialmente durante uma leitura. Leitores de Daufen Bach, não! Estes são doce, mas imperiosamente, levados...provocados a chegarem mais perto...na verdade, a entrar e situar-se no tema. Ali, se não compactuar, ao menos partilhar desse senso tão agudo e profundo que o autor tem de olhar, analisar, exteriorizar poeticamente, o que eu arriscaria em chamar de namoro com a vida, seus fatos/atos, circunstâncias e consequências. 

Um belíssimo exemplo do que sinto e digo aqui, está no aparte IV, onde o poeta constata cruamente, porém à altura de uma excelente poesia: 

“ vida/um olho/que deságua/mais nada”. 

Daufen, além do bom barqueiro que nos atravessa em mares tempestuosos e ímãs com seus versos, também escreve como um verdadeiro e bom psicólogo, traçando o que eu gosto de pensar que seja um caminho alma adentro. Eu, particularmente, sempre pensei poesias com toda intensidade, bem dessa maneira. Depois de muito tempo e tendo por base a paixão por ler, pesquisar e estudar que tenho, tive a certeza de que essa “conceituação” muito pessoal, era um sentido inteiro, considerando que dentro da Psicologia –onde existem muitas correntes -, há uma corrente chamada Psicologia das Faculdades da Alma. Esta corrente, também chamada de escola, prega que o espírito seja um todo, com toda a capacidade de pensar, sentir e decidir. A introspecção é o material/estado de estudo, vivência, observação e execução, tanto empírica quanto prática, na vida de um indivíduo. Óbvio que aqui, eu mantive a base conceitual dessa corrente, tornando a explicação o quanto consegui, mais “alongada” e esmiuçada, justamente porque meu olhar sobre o manancial poético de Daufen Bach, é esse ao “extremo”, elevada ao máximo de potência, então é natural eu desejar que todos os leitores possam compreender isso e sentir o quanto há de emoção, ao sairmos do papel de meros leitores, passando a ser participes no mundo literário deste autor. 

Dou muita importância a mostrar, argumentar e (quase) justificar meus pensamentos um tanto filosóficos. Então, apresento mais belíssimos versos, partes do conteúdo geral deste livro do Daufen, com o que, cada um continuará trilhando como propus, desde o começo, mas agora por conta e sensações próprias: 

“acender o olhar/todos os dias/como primeira vez/um farol/a queimar”. Ainda: “reteso 

o olhar/ enquanto furtiva/a vida se aventura/ e se adensa”. 

E de todos, cada um mais lindo do que o outro, tomo...num arroubo literal, “arranco” do poetar Daufeniano estes versos, para classificá-los como de todos os exemplos que destaquei, os mais fieis a tudo escrito: “provo a língua/e o amarelo/ da palavra tempo/como num/beijo violentado”. 

Fulminada por tanta emoção desta poiesis daufen, que inclusive conheço e é um prazer-hábito, há uns sete ou oito anos, concluo que uma palavra a mais, colocaria em risco a “poção” exata dessa magia, que tentei mostrar e fazer meio de condução, a cada um... 

Veronica de Nazareth-Noic@ 

Jornalista-Radialista-Poetisa-Escritora 

Fevereiro de 2012-RS e Uruguay 

Sobre o autor: 


Daufen bach, assim minúsculo mesmo, é pseudônimo de Clodoaldo Daufenbach, seu nome de nascimento.De origem humilde, nasceu em 24 de julho de 1973 na cidade de Ivaiporã, no estado do Paraná, Brasil, numa casinha cheia de frestas e com piso de barro. É o primeiro filho de uma família agricultora de seis irmãos, quatro mulheres e dois homens. Sempre esteve engajado em diversos movimentos sociais e, politicamente ativo, assume postura de esquerda. Estudou em colégio público e “se criou”, realizando trabalhos pesados. Além de agricultor, foi peão, servente de pedreiro, carregador de caminhão. 

Hoje é servidor público no Estado de Mato Grosso, educador, escritor, poeta, divulgador cultural e jornalista nas horas vagas, além de ser apaixonado por fotografia, música e pelas artes plásticas em geral. Considera-se um homem de família, “das antigas”, às vezes um pouco austero, mas de coração mole, os filhos são a razão maior de sua vida. 

Escreve desde a infância e possui mais de 20 livros, dos quais publicou apenas dois. Parte de sua obra é divulgada por meio da Internet, em sítios virtuais e redes sociais. Participou de algumas antologias e possui textos publicados em revistas on lines e impressas, tanto nacionais como internacionais. 

Os seus poemas foram traduzidos para o Espanhol, Italiano, Francês, Búlgaro e para o Inglês e lidos em toda a América Latina e em alguns países da Europa, Ásia, Oceania, África. Possui uma Revista Literária Internacional, de publicação on line, onde publica e divulga autores e artistas dos diversos continentes. É Cônsul dos "Poetas del Mundo", uma associação literária que agrega autores de mais de 120 países, desde o ano de 2007. 

Palavras dele: “Intitularam-me poeta e aceitei (pelo menos fisicamente não dói nada..rs). Além de poeta, sou pai e ser pai é algo que não tem explicação! Apaixonado, sempre apaixonado! Escrevi certa vez que paixão é minha licenciatura. Paixão por todas as coisas, pela arte em geral, pelas causas socioambientais, pelas questões políticas, pela diversidade cultural, por tudo que transpira ou faz transpirar... apaixonado pelo bom humor. 

O resto da bula são coisas simples... podem ser mais ou menos resumidas naqueles versos de Leminsk: “não discuto// com o destino// o que pintar// eu assino”. 



Dois poemas presentes no Livro 


“das conjecturas dos pulmões enegrecidos” 

aparte _I 

entre o oriente e o ocidente 

entre o céu e uma estrela cadente 

oscila 

fulge 

um sol puro e infame 

foge o estar 

e o encanto e o desencanto 

apodrecem 

reorganizam-se as estações 

estes ciclos agudos 

cruéis 

e implacáveis 

a vida se faz 

por si só 

reinventa-se 

e inaugura o ritmo do contemplar.



“se não for verdade prímeva, contesto” 

obtemperança _ I_ 

quando bebo um verbo e sinto nas papilas do dedo 

o gosto do sangue 

(denso 

intenso) 

dissolvo 

a raiz volta a ser terra 

o ovo volta a ser ninho 

o sol se refaz em átomos 

de hélio e hidrogênio 

lavro o vazio do silêncio 

e frutifico 

na matéria morta 

a inteireza daquilo 

que foi antes respiração 

desabrocho o eco 

enquanto o grito 

gestado na boca fechada 

se incorpora. 


Minhas impressões:

O livro “Breves encenações, sobressaltos”, encanta, emociona. É uma viagem em que o leitor vai se descobrindo a cada poema ou nas entrelinhas deixadas pelo autor. É uma dança prefeita onde o leitor, o autor e os poemas se completam. 

A Jornalista Veronica de Nazareth-Noic@ descreve muito bem no prefácio, “Seus versos são as corredeiras fortes, atrativas a ponto de um fascínio tão profundo, que mesmo sabendo de ‘todos os riscos’, seguimos esse curso d’água que, de tão atraente, chega a ser quase hipnótico, como na verdade são, as Poesias de daufen bach.” 

Daufen bach tem dom de expressar, como ninguém, com uma impressionante diversidade de temas . Ele baila com as palavras, versando encantadoramente, nos levando a sonhar, a desejar. É uma poesia que emociona... 

Digo com toda certeza é um trabalho único e encantador, de um poeta que brinca com as palavras como um menino trazendo paz no coração e iluminando a todos com um brilho único. 

Viajar em cada verso nos leva a um mundo novo sem fronteiras, nos deixando o gosto de quero mais, ao fim de cada delicioso poema. 


Detalhes da obra: 

Gênero: Poesias 
Edição/Ano: 1°/2012 
Autor: Daufen Bach. 
I.S.B.N.: 9788541600569 
Páginas: 160
Preço Edição Impressa: R$ 38,20 
Preço Livro Virtual: R$ 11,46 

Para saber maiores para maiores detalhes, bem como adquirir a obra, clique no link abaixo e o verá na página lançamentos ou na área Poesias: Biblioteca 24 horas .



Este post foi elaborado por Ivana Schäfer, uma das responsáveis pelo blog Revista Biografia.







You Might Also Like

11 comentários

  1. Isso que eu chamo de surpresa boa!!! Risos.

    Isabela, Kellen e Ivana, eternamente grato a vocês pelo carinho da divulgação! É um prazer e uma honra estar figurado entre os autores e livros divulgados no Universo dos Leitores! Todos que, igual a mim, acompanham esse site, sabem da excelência dos conteúdos aqui postados!

    Obrigado pelo carinho da divulgação!

    Um beijo terno nas mãos!

    daufen bach.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daufen, foi um prazer pra nós falar do seu lindo livro. Afinal, tudo que o mundo precisa é de mais poesia.
      Abraços e obrigada pelo carinho com o nosso blog!

      Isabela e Kellen.

      Excluir
    2. Isabela, Kellen...
      Outro abração grande a vocês! Obrigado pelas palavras todas!
      Pode contar comigo para o que precisar viu!

      Excluir
  2. Daufen Bach é um grande escritor e poeta.
    Sou sua fã.

    Parabéns, Daufen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia minha querida,
      Obrigado pelo carinho viu!
      Beijão grande em teu coração!

      Excluir
  3. Leio o Daufen Bach em seu site e confirmo suas palavras. É umpoeta ímpar no universo poético. Abs de irineu baroni.

    ResponderExcluir
  4. Leio Daufen Bach na Revista e o admito muito. Lindos poemas. Parabens pelo comentario. Abs. Irineu Baroni.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns seria redundante, sua obra é sempre divina, sempre cativante como a poesia deve ser. Suceso sempre. bj

    ResponderExcluir
  6. Ler poema embebido de paixão,
    Molha nossa alma,
    No umedecido dos encantos poeticos,
    A força com que o poeta Daufen
    Se entrega na sua poesia é apaixonante.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo01:51

    Parabéns Daufen! Sucesso é o que sempre lhe desejei e é o que sempre terá, culpa dessa sua mente brilhante e do seu labor poetico rs...Abraços. Marta Rodriguez

    ResponderExcluir
  8. Daufen Bach é um poeta livre de amarras e as palavras
    brincam, entram no pensamento, e se projetam com furor
    onde a mão encontrar criatividade e imaginação.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato