Cinema Jogos Vorazes

PAUSA PARA O CINEMA: Jogos Vorazes

21:04Kellen Pavão

O Pausa Para o Cinema desta semana traz pra vocês Jogos Vorazes, filme inspirado no livro de mesmo nome cuja resenha pode ser conferida aqui.




Sinopse: A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. A capital controla todos os distritos e organiza os Jogos que dão nome ao livro. Cada distrito fornece dois adolescentes entre 12 e 18 anos, que competem no reality show manipulado de sobrevivência cuja regra principal é: o último sobrevivente vence os jogos e em troca ganha uma vida de regalias na Capital. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que, por ser mais habilidosa e por amor à irmã que foi sorteada, se oferece para ir ao reality show no lugar da caçula. 






Destaques: 

Jogos Vorazes traz à tona uma sociedade distópica, ou seja, o filme expõe uma sociedade cheia de desigualdades, imperfeições e nada ideal.  As desigualdades sociais são gritantes, de modo que temos o consumismo exacerbado de um lado (presente na capital) em detrimento da vida miserável dos distritos, que vivem basicamente para manter os benefícios da capital. 

A capital não apenas possui o controle econômico dos distritos, como também censura todo tipo de manifestação, questionamento e liberdade de expressão. Não bastasse a vida miserável, os moradores dos distritos ainda vivem como reféns, vigiados por câmeras, helicópteros e todo um aparato de segurança que visa inibir qualquer tipo de fuga ou rebelião contra a capital.

Os Jogos Vorazes foram criados para entreter a capital, que se diverte vendo adolescentes duelando em um reality show bizarro, e também tem a função de servir “de exemplo” para os distritos. É uma estratégia do presidente, que mantém os moradores dos distritos sob o medo constante de uma convocação para os jogos e a perda de algum ente querido. Esta distopia faz de Jogos Vorazes um filme interessante, que, mesmo sendo voltado para o público adolescente traz questionamentos importantes como consumismo, opressão e revela a insanidade de alguns realities shows, não se limitando aos conflitos da adolescência como boa parte das sagas juvenis fazem.

O filme é bem fiel ao livro e conta com a participação da atual ganhadora do Oscar de melhor atriz, Jeniffer Lawrence (Katniss) quem tem se destacado em Hollywood e teve sua primeira indicação pela atuação pelo filme independente Inverno da Alma. Jennifer demonstra muito bem as nuances de doçura e medo, presentes em toda a trama com a exposição de sua personagem ao perigo constante.  Josh Hutcherson (Peeta) também se destaca no filme vivendo um amor platônico por Katniss em meio ao cenário desumano presente nos jogos. É um filme interessante que não se a priorizar um romance, que faz uma significativa crítica social. 



 Trailer:





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato