Cinema Jogos Vorazes

PAUSA PARA O CINEMA: Jogos Vorazes

21:04Kellen PavĂŁo

O Pausa Para o Cinema desta semana traz pra vocĂȘs Jogos Vorazes, filme inspirado no livro de mesmo nome cuja resenha pode ser conferida aqui.




Sinopse: A histĂłria Ă© ambientada nas ruĂ­nas futuristas da AmĂ©rica do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. A capital controla todos os distritos e organiza os Jogos que dĂŁo nome ao livro. Cada distrito fornece dois adolescentes entre 12 e 18 anos, que competem no reality show manipulado de sobrevivĂȘncia cuja regra principal Ă©: o Ășltimo sobrevivente vence os jogos e em troca ganha uma vida de regalias na Capital. A trama Ă© centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que, por ser mais habilidosa e por amor Ă  irmĂŁ que foi sorteada, se oferece para ir ao reality show no lugar da caçula. 






Destaques: 

Jogos Vorazes traz Ă  tona uma sociedade distĂłpica, ou seja, o filme expĂ”e uma sociedade cheia de desigualdades, imperfeiçÔes e nada ideal.  As desigualdades sociais sĂŁo gritantes, de modo que temos o consumismo exacerbado de um lado (presente na capital) em detrimento da vida miserĂĄvel dos distritos, que vivem basicamente para manter os benefĂ­cios da capital. 

A capital não apenas possui o controle econÎmico dos distritos, como também censura todo tipo de manifestação, questionamento e liberdade de expressão. Não bastasse a vida miseråvel, os moradores dos distritos ainda vivem como reféns, vigiados por cùmeras, helicópteros e todo um aparato de segurança que visa inibir qualquer tipo de fuga ou rebelião contra a capital.

Os Jogos Vorazes foram criados para entreter a capital, que se diverte vendo adolescentes duelando em um reality show bizarro, e tambĂ©m tem a função de servir “de exemplo” para os distritos. É uma estratĂ©gia do presidente, que mantĂ©m os moradores dos distritos sob o medo constante de uma convocação para os jogos e a perda de algum ente querido. Esta distopia faz de Jogos Vorazes um filme interessante, que, mesmo sendo voltado para o pĂșblico adolescente traz questionamentos importantes como consumismo, opressĂŁo e revela a insanidade de alguns realities shows, nĂŁo se limitando aos conflitos da adolescĂȘncia como boa parte das sagas juvenis fazem.

O filme Ă© bem fiel ao livro e conta com a participação da atual ganhadora do Oscar de melhor atriz, Jeniffer Lawrence (Katniss) quem tem se destacado em Hollywood e teve sua primeira indicação pela atuação pelo filme independente Inverno da Alma. Jennifer demonstra muito bem as nuances de doçura e medo, presentes em toda a trama com a exposição de sua personagem ao perigo constante.  Josh Hutcherson (Peeta) tambĂ©m se destaca no filme vivendo um amor platĂŽnico por Katniss em meio ao cenĂĄrio desumano presente nos jogos. É um filme interessante que nĂŁo se a priorizar um romance, que faz uma significativa crĂ­tica social. 



 Trailer:





You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂĄrio de contato