Top Universo

TOP UNIVERSO: Distopias da Literatura

13:02Kellen Pavão


O Top Universo de hoje traz para vocês as sete maiores distopias da literatura. Para quem não sabe, distopia, também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos. Confiram nossa lista com as seis melhores distopias em nossa opinião:




7º)  Laranja Mecânica





O adolescente Alex narra esta famosa distopia que foi adaptada para o cinema mostrando uma sociedade futurista assolada pela violência e reprimida por um governo totalitário. A obra se tornou um clássico aclamado pela crítica por sua narrativa perturbadora e inquietante

Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo. 

6º) Clube da Luta




O inconformismo com a sociedade de consumo aliado à vida monótona e sem perspectivas do entediado funcionário público que protagoniza a história. 


Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro acabou sendo filmado em 1999, por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público.

5º) A Revolução dos Bichos


Grande sucesso de George Orwell, A Revolução dos Bichos é uma distopia que mostra uma sociedade de animais em uma fazenda. Através das “relações” entre os animais o autor faz uma grande metáfora dos bichos como uma sátira ao comunismo e à ditadura de Stalin. 

Sinopse: Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan “Quatro pernas bom, duas pernas ruim.” Mas não demora muito para que alguns bichos – em particular os mais inteligentes, os porcos – voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão agora inspirado no lema “ Todos os bichos são iguais, mais alguns bichos são mais iguais que os outros. A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.

4º) Ensaio Sobre A Cegueira


Ensaio Sobre a Cegueira se desenvolve a partir de uma cidade que de forma repentina e inexplicada é acometida por uma epidemia de cegueira. A partir dessa epidemia, o autor questiona a moralidade, o comportamento humano, a falta de escrúpulo e a solidariedade do ser humano. Ao visualizar a busca pela sobrevivência, onde as necessidades mais básicas e primitivas se tornam um desafio em um lugar onde todos ficaram cegos de forma repentina, somos levados a refletir sobre os instintos da natureza humana fazendo frente ao princípios e preceitos morais de cada pessoa.

Sinopse: Em um dia normal na cidade, um motorista de carro de repente se vê cego, acometido pela chamada “cegueira branca”. Logo esta cegueira se espalha se tornando uma epidemia, e os contaminados são obrigados a viver em quarentena em um hospital lançados à própria sorte pelas autoridades. Neste romance somos levados ao céu e ao inferno ao depararmos com as mazelas da humanidade, a luta pela sobrevivência, a solidariedade nos momentos difíceis e as dificuldades diante das mais básicas ações.

3º) Fahrenheit 451


Fahrenheit 451 revela uma sociedade futura, onde o governo detém todas as formas de cultura e entretenimento e proíbe a leitura de qualquer livro. Trata-se de uma distopia, exibindo uma sociedade controlada e quase completamente alienada, que se submete a todas as imposições do regime sem questionar.

Sinopse: Editado em 1953, Fahrenheit 451 concebe uma sociedade futura integralmente controlada pelos muitos meios de comunicação, especialmente a TV, na qual os livros foram proscritos e devem ser queimados, tarefa ironicamente atribuída ao corpo de bombeiros. A história se passa em torno de Guy Montag, bombeiro exemplar que vê sua vida mudar ao encontrar um livro e se interessar por ele. Cansado de sua vida medíocre ao lado da alienada esposa, Montag conhece uma jovem que mudará sua forma de enxergar a vida e desperta nele a vontade de conhecer uma cultura além daquela oferecida pelo regime, fazendo com que o bombeiro se arrisque em busca da liberdade de escolha e pensamento.

2º) 1984 


Considerada a obra mais famosa de George Orwell e uma das mais influentes do século XX, 1984 é um inquestionável clássico moderno que retrata uma distópica sociedade do futuro caracterizada por um regime absolutamente opressor que controla a todos através de câmeras ligadas 24 horas por dia. O livro inspirou a criação de um reality show conhecido no mundo todo chamado de Big Brother, mesmo nome do líder do Partido e responsável pelo sistema de vigilância da população de Oceânia.


Sinopse: Em Oceânia ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder do Partido que controla a tudo e a todos, “está de olho em você”. A obra tem como herói o angustiado Winston Smith, (refém desta sociedade opressora) que, intimamente se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta.

1º) Admirável Mundo Novo

Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo é um das maiores, senão a maior distopia de todos os tempos e precursora do gênero em todo mundo. Agora, imagine uma sociedade futurista que defende uma ideia de felicidade constante baseada na beleza, juventude, vaidade, erotização infantil, poligamia, consumo exagerado, ausência completa de religião e um sistema de castas sociais bem definido. Este regime totalitário, de muita alienação e que manipula a todas as pessoas de forma biológica e psicológica, compõe o cenário distópico de Admirável Mundo Novo.

Sinopse: Admirável Mundo Novo é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Este foi o nosso Top Universo Distopias da Literatura! Aguardem nossas próximas listas!





 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ok, boa lista, mas cade Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley, que tirando talvez 1984 do Orwell é a maior distopia do seculo XX.
    Alem de ser o mais antigo desses livros do seculo passado, ele, Huxley, praticamente iniciou esse tipo de literatura.

    ResponderExcluir
  2. Olá Peregrino! Realmente foi ato falho nosso, faltou mencionar "Admirável Mundo Novo" sim. Sendo assim, a obra ganhará nossa atenção em outra oportunidade. Muito obrigada pela sua observação e pelo seu comentário! Fique à vontade para continuar participando e acompanhando nosso blog! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Cavalcanti21:37

    Muito boa lista! A minha lista iria entrar -
    1)1984 - George Orwell
    2)Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
    3)Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
    4) A Máquina do Tempo - H. G. Wells.
    5)BLECAUTE -Marcelo Rubens Paiva;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, ótima lista a sua! É muito difícil abortar todas as obras, afinal, temos vários clássicos, não é mesmo?
      Obrigada por participar conosco!
      Passe sempre por aqui, temos post novo todos os dias!

      Abraços!

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato