Billy Elliot Cinema

Billy Elliot

12:19Isabela Lapa

Sinopse: Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.
Minhas impressões: Billy Elliot é um filme delicado, que tem como objetivo principal quebrar os clichês sociais que dizem que "homem não chora" e que o "ballet é coisa para garotas". 

Com a atuação impecável do pequeno Billy, nos emocionamos na medida em que as cenas se passam. Ele é um garoto que sofre com o fato de ter perdido a mãe e que convive em uma sociedade machista e preconceituosa, mas que  mesmo assim se mantém forte e seguro na busca pelo seu sonho e pela sua felicidade, enfrentando todas as barreiras com a cabeça erguida. 

O pai de Billy, um homem que trabalha nas minas e que tem uma mente permeada por todos os preconceitos sociais, a princípio não aceita a escolha do filho, mas aos poucos começa a ajudá-lo. 

Para muitos, essas mudanças no seu comportamento representam um típico "clichê" de filmes e são bastante irreais. Aos meus olhos, no entanto, a mudança na postura do pai não  significou uma "aceitação", mas sim um "respeito" pelas escolhas do filho e um apoio para que fosse feliz com o que buscava e sonhava para a sua vida.

Além da trama central, o filme também mostra a luta dos mineradores na tentativa de garantir os seus direitos e as dificuldades enfrentadas por eles naquela Inglaterra de 1984/1985. Greves, abusos e violência contextualizavam o cotidiano daquela classe de trabalhadores. 

Questões como perda, homossexualidade, busca pela identidade e necessidade ou não de aceitação social também são tratadas no filme.

Com bons atores, bom roteiro e uma trilha sonora interessante e adequada, a história prende a atenção e desperta emoções. Trata-de de um filme leve, agradável e singelo. 
Trailer:


Leitores, espero que aproveitem a dica e que gostem do filme!




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato