Cinema Pausa Para o Cinema

PAUSA PARA O CINEMA: Ray

19:57Kellen Pavão


Sinopse:  Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína. 


Destaques: O filme narra a vida e história de Ray Charles, um dos maiores ícones do jazz no mundo inteiro. Seu estilo inigualável e original, fez de Ray uma lenda do jazz, ao misturar gospel e R&B. Sua infância sofrida, que inclui a perda prematura do irmão, as dificuldades financeiras, a gradativa deficiência visual, a morte da mãe e  as dificuldades enfrentadas no início da carreira não desmotivaram Ray, fazendo com que ele enfrentasse o preconceito racial e a discriminação quanto à sua deficiência.

Jamie Foxx deu vida ao ícone da música, "incorporando" todos os trejeitos de Ray. Sua interpretação foi impecável e em alguns momentos parecemos estar diante do próprio Ray Charles. Para interpretá-lo, Foxx usou olhos protéticos que realmente o deixavam cego , o que ocorria cerca de 14 horas por dia durante as filmagens. É o próprio Jamie Foxx quem toca piano nas cenas em que aparece tocando o instrumento, e também é ele quem canta durante algumas passagens do filme. Quem conhece as canções de Ray Charles deve imaginar o quanto a trilha sonora é sensacional, assim como a bela fotografia do filme. 

O cantor Ray Charles faleceu em 10 de junho de 2004, pouco após o término das filmagens de Ray. O filme é uma ótima dica para quem aprecia a música de Ray Charles ou para quem gostaria de conhecer um pouco mais a respeito desda lenda da música.


Trailer do Filme:




You Might Also Like

2 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato