Dicas Matérias Literárias

Como começar a ter prazer pela leitura

11:10Isabela Lapa


Muitas pessoas comentam que sentem uma enorme vontade de ler, mas que nunca encontram o livro certo e nunca conseguem começar e terminar um livro. 

O que é importante se perguntar antes de pegar um livro para ler é se o assunto te interessa. Afinal, não adianta começar a ler o mais novo livro de investigação, se você não se sente atraído pela temática. 

Muitas pessoas se prendem aos "best-sellers" ou aos livros mais comentados. Não faça isso! Procure de forma aleatória, digite assuntos que te interessa na internet e encontre aquele livro que combina com você!

Outra questão importante é descobrir o melhor horário para ler. Livros são ótimas companhias  nos domingos em casa, no trajeto casa-trabalho, trabalho-casa, nas filas dos bancos, nas noites de insônia etc. Mas obviamente cada um possui maior disposição e concentração em um período do dia, então, pense em qual o melhor momento para você, e reserve esse tempo para os livros.

O segredo é começar a ler sem pressa, sem compromisso e sem medo de não conseguir. 

Independente disso, algumas dicas também podem ser úteis:

- Evite começar por livros clássicos:

Os clássicos literários, em regra, possuem uma linguagem requintada e um conteúdo mais denso, o que torna a leitura cansativa para aqueles que não tem o hábito de ler.

- Opte por livros mais finos:

Uma boa forma de criar o hábito pela leitura e se encorajar a começar e terminar um livro, é iniciar por livros finos. Eles poderão ser lidos mais rapidamente, o que criará a confiança de que sim, é possível concluir uma história. Isso poderá ser um incentivo para que parta para outro livro.

(Já demos algumas dicas de livros finos aqui).

- Leia livros de contos e/ou crônicas:

Estes livros são prazerosos porque possuem capítulos mais curtos, o que causa a sensação de que a leitura flui mais rápido. Sem contar que assim, você poderá ler um capítulo por dia sem se sentir cansado. 

- Passeie em livrarias:

Passeios às livrarias também são um excelente estímulo. O contato com os livros e as capas dos mais diversos tipos, aguça a curiosidade. Sem contar que o ambiente é típico para conhecer outros leitores e ouvir dicas de leitura. 

- Respeite os seus limites:

Se você não tem o hábito de ler, certamente não conseguirá começar um livro hoje e terminar amanhã. Não se cobre! Leia aos poucos, em momentos tranquilos e o tanto que sentir vontade. Quando cansar, pare. Continue em outro momento. 

Um dos maiores motivos pelo qual muita gente não gosta de ler é o trauma gerado pelas exigências de prazo para leitura nos colégios. Não faça isso com você! Caminhe no seu tempo.

- Livros infanto-juvenis:

Uma ótima pedida para começar são os livros infanto-juvenis. Com temáticas mais leves e linguagem mais acessível, as histórias em regra fogem completamente da realidade e caminham pela imaginação, tornando o momento de leitura mais lúdico e atraente. 


Espero que as nossas dicas ajudem de alguma forma e que vocês possam adentrar cada vez mais no Universo prazeroso e infinito da leitura.

Quem quiser outras dicas, pode conferir os seguintes posts: 



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato