A Elite Cia das Letras

A Elite, de Kiera Cass

12:21Universo dos Leitores

Importante: Este é o segundo livro da trilogia da escritora Kiera Cass. O primeiro volume, "A Seleção", já foi falado blog e a resenha pode ser encontrada aqui

Sobre o livro:

O livro possui uma linguagem simples e uma narrativa direta, o que contribui para que seja lido com facilidade e rapidez. 

Acerca da história é preciso mencionar que neste volume America está completamente indecisa e a todo o tempo se questiona sobre os sentimentos pelo Príncipe Maxon e por Aspen. Essa situação, repleta e vai e vem, se torna cansativa, o que não acontece em "A Seleção". Além disso, a submissão dos dois rapazes a todos os seus desejos e suas vontades são excessivos, o que traz certa artificialidade à relação.

No entanto, no que se refere ao contexto político de Illéa, a obra evolui de forma considerável. Os ataques dos rebeldes se intensificam, os segredos da formação do País são abordados e as desigualdades e injustiças sociais são apresentadas com mais destaque (espero mais ainda no último livro). 

Além disso, a relação entre o Rei, a Rainha e o Príncipe é tratada com mais afinco, deixando clara a contradição entre aquilo que se vê e aquilo que realmente acontece. Sem dúvida a intenção é criticar o mundo de aparências e ostentação em que vivem os poderosos. 
Kiera consegue mostrar que todos possuem segredos, que nada é exatamente o que parece e coloca muitas situações novas no livro. Ela também apresenta questões relacionadas especificamente às outras finalistas e aos empregados do Palácio, o que confere maior importância a cada personagem e enriquece a obra.

Quanto às participantes da Seleção, que agora integram "A Elite", fica claro que ao mesmo tempo em que tentam estabelecer vínculos de amizade e respeito, todas estão ali em busca do casamento (ou da coroa), com isso, não há como criar uma relação tão íntima.

Sobre elas, uma situação que é conduzida de forma interessante é a de Marlee, a melhor amiga de America. A garota descumpre uma das regras da competição e, além de ser eliminada, sofre uma humilhação pública. Em meio a isso, conseguimos não só visualizar com mais intensidade os abusos do Rei, como também a postura de Maxon diante dele. 

No que se refere aos personagens centrais, inegável que as características de cada um são desenvolvidas de forma a mostrá-los com todas as suas qualidades, defeitos e contradições: 
- America, apesar de insegura acerca dos seus sentimentos, se mostra forte e justa na luta pelos ideais do povo. Assim, ao mesmo tempo em que sua personagem se torna irritante em razão das indecisões amorosas, surpreende pela força e pela coragem em outros aspectos;

- Maxon, enquanto permanece preso às escolhas do pai e submisso às vontades dele, tenta lutar pelo que acredita, um pouco a cada dia, para não ultrapassar os limites, Além disso, mesmo sendo romântico e apaixonado, sente vontade de aproveitar a vida como todo jovem normal; 

- a Rainha, que é doce e educada, também consegue ser firme, segura e representar o seu papel com a frieza as vezes exigida; 

- o Rei, que é sempre simpático diante das câmeras, faz tudo para se manter no poder e impor as suas vontades, independente das consequência e doa a quem doer; 

- Aspen, mesmo discordando da política de castas, ama o trabalho de policial e o exerce com presteza, defendendo aqueles a quem odeia, na intenção de garantir uma vida digna para ele e para a sua família. 
Um destaque de "A Elite" é o pai de America. Não tem como não se encantar pela forma amiga, carinhosa e compreensiva com a qual ele trata a filha. A sua mãe, que no primeiro livro pareceu completamente superficial, neste também se mostra mais flexível, carinhosa e preocupada - preocupações que vão além dela vencer ou não a seleção.

Com tantos acontecimentos, surpresas, guerra e indecisões, a história termina de forma calma, mas conferindo aos leitores uma certa "segurança" acerca de quem será o escolhido de América. 

Agora só nos resta aguardar o volume final, que só será lançado em 2014. Já vi que tem muitas divergências entre as preferência por Maxon ou Aspen, mas como ambos foram mostrados com qualidades e defeitos, não consegui (pelo menos não ainda) definir o meu favorito.
Que venha "THE ONE"!

E vocês, o que acharam? Já tem um preferido para America? Comentem e participem conosco!

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oie :)

    Nossa preciso ler essa série o mais rápido possível, todos os meus amigos já leram e eu to aqui hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu também custei a ler, já estava super curiosa. Mas compensou viu? Tire um tempinho pra ele!

      Abraços!

      Excluir
  2. Não conheço esse livro ainda mas me deu vontade de conhecer! Sou apaixonada por livros!!

    Obrigada pela visita no meu blog!! Já estou seguindo vcs!!

    http://muitossonhosadois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Se você gosta de romances com certeza vai adorar. A história é bem agradável. Leia quando puder!

      Bjs e obrigada por participar da nossa página!

      Excluir
  3. Essa é uma série bem cultuada mas que ainda não tive a chance de ler... Eu dó tenho o e-book do O Príncipe, mas estou receoso de lê-lo antes da série..
    A resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Os livros são muito rápidos de ler, porque a linguagem é simples e prende. Mas não te aconselho a ler O Príncipe antes de ler "A Seleção". Acho que não fará muito sentido e com certeza vai atrapalhar algumas surpresas!

      Abraços!

      Excluir
  4. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro da série "A seleção", mas só ouço coisas boas sobre ambos os livros. Sobre sua resenha, está ótima. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro! A escrita da autora é muitooooo gostosa! Estou adorando e curiosa ara o terceiro também.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro.
    Achei a America muuito irritante e chata, mas o livro é bom e estou doida para lançar o outro.
    Também não consegui escolher o meu favorito, Aspen ou Maxon? rsrsrs
    Beijos
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma série que tem me deixado muuuuuuuuuito curiosa.Todos falam muito bem sobre ela, mas ainda não tive dinheiro pra comprar...

    Beijo, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato