Dicas

Livros para os amantes do mundo da moda

11:05Isabela Lapa


Muitos pensam que "moda" não é assunto que rende bons livros. Grande engano! A verdade é que o assunto possui vários livros com diversos focos. Alguns apresentam técnicas de corte e costura, outros retratam a relação da moda com períodos históricos. Também existem os que analisam os estilistas que marcaram uma época etc. 

Em meio a essa variedade infinita de títulos, vamos citar alguns livros que podem interessar tanto aos estudiosos do assunto como àqueles que simplesmente "amam moda" e querem conhecer mais sobre o tema.

"Cronologia da Moda":




Sinopse: Cronologia da moda apresenta um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até os dias de hoje. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, textos curtos e de fácil consulta e leitura, é um livro de história, referência e inspiração, que traz figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de página dupla dos principais costureiros e designers. É uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos.



"O Casaco de Marx":


Sinopse: Num texto poético e comovente, Peter Stallybrass nos faz pensar, neste livro, sobre nossa relação com as roupas e com as coisas em geral. Através das idas e vindas do casaco de Marx, Stallybrass nos faz refletir sobre as complexas relações entre as coisas como objetos de uso, como objetos aos quais imprimimos nossas marcas, como objetos que carregam nossa memória, e as coisas como mercadorias - precisamente o problema de Marx em O Capital.


"Rock: nos passos da moda":


Sinopse: O livro retrata a moda e as suas mudanças de acordo com os estilos musicais de cada período. Além disso, inclui diversas menções a bandas e artistas que influenciaram o vestuário.

"Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo" e "Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo":


Sinopses: São livros catálogos que apresentam fotos de vestidos e sapatos que marcaram uma época e influenciaram determinados grupos. São ótimos para os curiosos. 

"A Parisiense":



Sinopse: Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange – ícone da elegância na França – conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes.


"Moda Intuitiva":


Sinopse: "Já parou pra pensar que você é o seu próprio estilista? Que ao acordar você se prepara para um desfile diário, voluntário ou não? Eu já." Essa é a reflexão de Cris Guerra, a publicitária que por cinco anos fotografou-se todos os dias com uma produção diferente para seu blog Hoje Vou Assim. Mais de 1200 looks e 5 milhões de acessos depois, ela agora lança um "não-manual de moda", no qual oferece dicas para ajudar a leitora a descobrir o próprio estilo. No livro, Cris propõe que a leitora se liberte das regras rígidas que comandam o "como vestir" e "o que comprar", e exalta o prazer em criar uma relação pessoal com a moda, de maneira mais intuitiva. Um exemplo? Perguntar-se "como estou me sentindo hoje?" antes mesmo de abrir as portas do guarda-roupa pela manhã.



"Enciclopédia da Moda":



SinopseA Enciclopédia da moda cobre o período que vai de 1840 - quando surgiu a máquina de costura, que estabeleceu a base para a indústria de prêt-à-porter - até o fim da década de 90. Concentra-se nas principais capitais da moda dessa época: Paris, Londres, Nova York, Roma e Milão, pois foi a partir dessas cidades que surgiu o principal impulso da moda, embora outros lugares, como Hollywood, também tenha dado sua contribuição. 

"A roupa e a moda":



Sinopse: A moda como espelho fiel das mudanças sociais e culturais. As principais etapas da evolução do vestuário no mundo ocidental, desde a invenção da agulha na pré-história, há cerca de quarenta mil anos, até a revolução doprêt-à-porter e do jeans no século XX.



"Dicionário Ilustrado da Moda":



Sinopse: Um guia completo com palavras relacionadas ao universo da moda desde a Antiguidade até hoje. Moda de A a Z, dos designers Alex Newman e Zakee Shariff, criador das ilustrações da obra, traz também detalhes históricos e curiosidades sobre cada verbete. O livro conta com definições de peças e acessórios, técnicas de costura, tipos de corte, tecidos, materiais, siglas muito utilizadas no ramo, entre outras. Uma ótima leitura para quem adora o assunto ou ainda está começando a desvendar esse mundo.

As dicas ficaram bem variadas, não é mesmo leitores? E vocês já leram algum livro do assunto? Indicam algum livro específico?



You Might Also Like

9 comentários

  1. Oie!!

    Nossa, que legal!!
    Eu adorei este dicionário, acho que eu preciso de um. Beijos*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, tudo bem? Ele é super interessante, não é mesmo?
      Excelente para consultas rápidas e para tirar aquelas dúvidas que temos diante de tantas coisas novas e nomes diferentes que encontramos por aí.

      Abraços e obrigada por participar conosco!

      Excluir
  2. Aah eu quero *-* ameei o post e o blog! Seguindo, beijos.

    http://mdemineira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/M-de-Mineira/432070360169691

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post, realmente tem vários livros a respeito do assunto o q mais me chamou a atenção foi a Cronologia da moda!!!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cronologia da Moda realmente é interessante. Mas confesso que me sinto mais atraída pelo que fala da moda e dos estilos musicais!

      Abraços e participe sempre conosco!

      Excluir
  4. O Casaco de Marx? Taí um livro que eu queria mostrar par alguns amigos da faculdade, rsrsrs. Principalmente os marxistas, hehe.
    Nunca li nada sobre moda, mas depois de ver títulos tão interessantes - que À primeira vista parecem engraçados, mas que se tratam na verdade de obras primorosas sobre o assunto - fiquei até com vontade de ter um desses por perto!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Que bom que se interessou. Existem vários títulos interessantes sobre o assunto. Procurei selecionar livros com abordagens diferenciadas, mas pesquise sim, você vai gostar!

      Abraços e participe sempre conosco!

      Excluir
  5. apesar de não curtir livros de moda, gostei das opções, parecem legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem? Tem muita coisa interessante sim! Claro que não é o estilo de todas as pessoas, mas vale a pena conhecer um pouquinho. O Dicionário, por exemplo, é bem simples e fácil para quem não costume com o estilo.

      Abraços e obrigada por participar conosco! Passe sempre por aqui :)

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato