Cinema Pausa Para o Cinema

PAUSA PARA O CINEMA: Edward Mãos de Tesoura

12:56Kellen Pavão



Sinopse

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.



                                       


Destaques: 

Considerado um dos maiores sucessos de Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura é uma bela "poesia em forma de filme" lançada na década de noventa, que se destacou pelo talento de Burton e pelas interpretações de Winona Rider e do camaleônico Johnny Depp.

Tim Burton, que era considerado "estranho" na infância e adolescência (uma de suas peculiaridades era o seu fascínio por escuridão) foi incompreendido até mesmo pelos pais, que não eram capazes de identificar sua sensibilidade e talento. Sua história de vida em muito se parece com a de Edward, um rapaz solitário que sofre com o preconceito de uma cidade de hábitos provincianos.

Neste filme, Burton contrasta a escuridão e o ar sombrio  de Edward com cenas altamente coloridas. Essa divisão de cores característica nos filmes do diretor está ligada à visão do mundo e ao cotidiano dos seus personagens. A interpretação de Johnny Depp lhe rendeu inúmeras críticas positivas e alavancou seu sucesso como ator.


Os cenários, figurinos e a caracterização dos personagens são extremamente exagerados, talvez em uma tentativa de mostrar a artificialidade e a superficialidade dos moradores da cidade, com sua atmosfera colorida, mas vazia. Edward, por sua vez, consegue transpor a aparência considerada "estranha" para a maioria das pessoas, revelando-se doce, inocente e extremamente sensível para aqueles que sabem identificar sua ternura por trás das tesouras, como a jovem Kim, por exemplo. 

A fotografia é perfeita e impecável, outra característica comum aos trabalhos de Tim Burton.

Trata-se de um filme extremamente sensível,e em minha opinião é o melhor trabalho de Depp e Burton. Mesmo 23 anos após seu lançamento consegue  expor questões atuais como discriminação, repressão social e preconceito. Uma verdadeira obra de arte cinematográfica!


Trailer do Filme:






You Might Also Like

10 comentários

  1. Esse filme é MUITO bem feito. Não importa quantos anos passem, eu sempre vou ver e vou gostar. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luara! É atemporal, e de uma sensibilidade incrível!
      Beijos e participe sempre do nosso Universo dos Leitores!

      Excluir
  2. O assisti quando era lançamento em locadoras... kkkkkkk

    Excelente obra de Burton... Depp fantástico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Glauco! Eu o considero o melhor trabalho de Burton e Depp! Fantástico!

      Excluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Eu amo tanto esse filme! Sem palavras!
    Adorei o post e o texto a respeito do filme! OMG Não posso nem falar nada que ou suspeito! hahaha

    Seguindo também! :D Bjões!
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lucas! Sou suspeita também, este filme marcou minha infância e me emociona até hoje! Obrigada pela participação! Seguindo o apanhador de livros =)

      Excluir
  4. Anônimo03:35

    Ótimo filme! Marco uma geração :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Obrigada por participar!

      Excluir
  5. Não importa o tempo que passe esse filme sempre é um sucesso quando passa, e sempre que passa minha irmã fica procurando um dos backstreet boys que fez uma figuração no filme rs até hoje ela não achou.

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do filme e da resenha Pah! Obrigada pela sua participação!

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato