Dicas Fiódor Dostoiéviski

O sonho de um homem ridículo, de Fiódor Dostoiéviski

11:41Isabela Lapa

"O sonho de um homem ridículo" é um conto do filósofo Fiódor Dosteiéviski, escrito em 1876, que narra a vida de um homem solitário e fracassado, que sempre se sentiu e se definiu como um idiota. Em razão de tais fatos, ele cultiva um desejo intenso pelo suicídio. 

Certa noite, por conta de alguns acontecimentos, ele tem um sonho muito real em que dá um tiro no coração e suicida, no entanto, a sua alma permanece consciente ao seu redor. Com isso ele vivencia uma experiência fantástica, em que conhece um local muito parecido com a Terra, mas nele as pessoas são felizes e completamente sem pecados (uma típica caracterização do paraíso). Após anos de vida por lá, o homem sente uma necessidade de ensinar aos outros habitantes o conceito de mentira, o que dá início a uma série de comportamentos tipicamente vivenciados no mundo real: corrupção, guerra, luta pelo poder, orgulho etc. 

O que não poderia imaginar o personagem é que por meio da dor que causou aos moradores daquele lugar, ele descobriria o amor. No momento em que as pessoas começam a sofrer e a pagar pelos seus pecados, ele percebe que as ama e implora pelo perdão, mas não o obtém.

Ao acordar assustado, o homem reflete sobre tudo o que vivenciou no sonho e opta por rumos inesperados para a sua vida. 

O que encontramos neste texto, que é narrado em primeira pessoa, é uma crítica acerca das nossas escolhas, uma demonstração de que o sofrimento permite uma experiência moral diferenciada e faz com que a nossa percepção acerca da vida e do amor seja alterada.  

O conto, que é dividido em cinco partes e escrito com um linguagem simples, nos conduz à uma complexa reflexão acerca da vida. Com ele percebemos o quanto a falta de consciência da nossa realidade nos conduz ao estado de infelicidade e de desarmonia (com os outros e com nós mesmos). 

Trata-se de uma leitura extremamente agradável e com uma abordagem diferenciada, instigante, arrebatadora! 

Onde encontrar?
O conto pode ser encontrado no livro "Duas Narrativas Fantásticas", publicado pela Editora 34. O livro reúne duas novelas designadas por Dostoiéviski como "fantásticas" e que abordam, como tema central, o suicídio. 






You Might Also Like

7 comentários

  1. Ultimamente eu tenho lido muitos contos de filósofos, alguns como A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera e demais obras, são ótimos nessa temática!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, realmente tem muita coisa boa! "A Insustentável Leveza do Ser" é um dos livros que mais gosto! A Kellen já fez resenha dele no blog, depois confira!

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  2. E amei conhecer aqui, já estou seguindo!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  3. Um professor na faculdade fazia a gente ler muitos livros de autores q ate então a gente desconhecia e um desses autores foi Fiodor... saudade desse tempo...
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas
    OBS: TEM SORTEIO NO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes os professores nos surpreendem com ótimas dicas, não é mesmo?

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  4. Eu tenho esse livro aqui em casa e não fazia ideia sobre o tema. Gostei!
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, que bom que gostou! Aproveite e leia, a leitura é rápida e simples, compensa!

      Abraços, Isabela.

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato