Azul Inalcançável Crítica

As palavras de Maiesse Gramacho

12:10Isabela Lapa

Olá Leitores!


Como vocês sabem, além de resenhas nós gostamos de dar dicas de leituras de gêneros variados. Na última semana apresentamos os livros de terror e suspense do escritor Marcelo Araújo. Hoje mudamos totalmente o estilo e vamos falar de livros leves, com palavras bem escolhidas e bem colocadas, que tratam de sentimentos variados. 

Não sei quanto a vocês, mas muito mais que amor pelos livros, eu tenho amor pelas palavras. A Adriana Falcão, uma das minhas escritoras preferidas, tem uma crônica chamada Palavras, que em uma parte diz assim: "as palavras dizem o que querem, está dito, e pronto, as palavras são sinceras, as segundas intenções são sempre das pessoas" (leia o texto integral aqui). 

E foi exatamente essa a sensação que tive enquanto li os livros da Maiesse: ela tem essa paixão pelas palavras e utiliza delas para dizer o que sente, o que pensa, sem segundas intenções, sem medos, sem reservas. Por meio delas ela expressa os sentimentos mais simples e os mais complexos, fala de amor e também de desejo, aborda situações que preenchem a vida das pessoas. E mais: faz isso com facilidade, com leveza, sem medo de arriscar desnudar a sua alma. Para mim, ela faz poesia! 

No seu primeiro livro, Histórias Mínimas, nos deparamos com pequenas frases e com textos de poucas palavras, mas sempre repletos de importantes significados. Nele, a escritora fala do amor, do tesão, do medo de perder e dos sentimentos que assombrar os seres humanos. 


Totalmente diferente do primeiro, o segundo livro da escritora reúne as crônicas que ela escreveu entre os anos de 2004 e 2006 para diversos jornais de Brasília, a sua cidade natal. Só para deixar um gostinho do que vocês vão encontrar, vou citar alguns títulos: "Saudade", "Extravagâncias", "Tudo sobre meu pai" e "Quando o fim é um novo começo". 


Por fim, o último livro que publicou, Azul Inalcançável, aborda com mais detalhes e mais intensidade as questões cotidianas: escolhas, destinos, orgulho, decisões etc. 


Bom, a verdade é que me encantei pela forma com que Maiesse se expressa e brinca com as palavras. Acredito que todos que amam poesias, que gostam de falar de sentimentos e de ter momentos de reflexão sobre eles, também vão gostar. 

Aproveitem as dicas e conheçam o trabalho dessa talentosa escritora! Para adquirir os livros, vocês podem entrar em contato no e-mail mcgfcbk@gmail.com

Ótima leitura a todos!


You Might Also Like

6 comentários

  1. Uau, eu não sou muito acostumado com esse gênero, mas lembro que tive que ler um livro nesse estilo me 2011 para o vestibular... Mas adorei a dica!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Diêgo! O estilo é diferente, mas muito bom! Eu amo! Espero que se aprofunde e que tente conhecer os livros da Maiesse!

      Abraços e obrigada por participar!

      Excluir
  2. Bacana as dicas!
    Paracem ser ótimos livros!

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariádne! Que bom que gostou... Espero que entre em contato com a escritora para ler! Você vai gostar!

      Abraços!

      Excluir
  3. Gostei bastante da maneira que Maiesse escreve. A autora tem algum blog, onde podemos acompanhar as palavras dela?

    Respondendo ao comentário no meu blog: comece com Ovelhas Negras, do CFA :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Ela tem blog sim, é o www.arquipelagodamemoria.blogspot.com.br. Acesse e confira, tem coisas ótimas por lá!

      Abraços e obrigada por participar!

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato