Cinema Janela da Alma

PAUSA PARA O CINEMA: Janela da Alma

13:15Kellen Pavão


SINOPSE:

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.




DESTAQUES: 


Janela da Alma de João Jardim e Walter Carvalho, é um documentário que retrata a visão de forma abstrata. O título é inspirado em Leonardo da Vinci, que dizia que "o olho é a janela da alma, o espelho do mundo". 


O filme apresenta relatos de artistas, intelectuais e pessoas "comuns" do Brasil e do continente europeu, que se utilizam da música, arte, literatura, biologia, medicina e até da filosofia para descrever as suas experiências. Hermeto Pascoal, o escritor José Saramago, a atriz alemã Hanna Schygulla, o poeta Manoel de Barros, a cineasta Agnès Varda, e o neurologista inglês Oliver Sacks integram o rol de entrevistados, que tem de a miopia à cegueira e discorrem sobre suas formas de ver o mundo. O resultado é um filme fantástico, emocionante, com diferentes pontos de vista e que prende o expectador do início ao fim. Um dos melhores documentários que já vi na vida! Quem quiser assistir pode clicar no link abaixo. 

DOCUMENTÁRIO:





You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato