CrĂ­tica Dicas

Eu, Fernando Pessoa, de Suzana Ventura e Eloar Guazzelli

08:00Isabela Lapa

Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da lĂ­ngua portuguesa e da literatura universal, ficou conhecido pelas suas mĂșltiplas personalidades e os seus diversos heterĂŽnimos, que sĂŁo objetos de estudo atĂ© os dias de hoje. 

Entre tantos nomes e tantas personalidades, trĂȘs se destacaram: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. AlĂ©m deles, o escritor se utilizou de um semi-heterĂŽnomo, Bernardo Soares, para escrever o "Livro do Desassossego", um dos seus trabalhos mais importantes.

Mesmo tendo vivido apenas 47 anos (1888-1935), o trabalho de Fernando Pessoa conquistou fĂŁs ao redor do mundo e atĂ© hoje motiva muitos pesquisadores e estudiosos da literatura. Essa motivação incrĂ­vel uniu Suzana Ventura e Eloar Guazzeli, e o resultado foi a espetacular revista em quadrinhos "Eu, Fernando Pessoa", publicada pela Editora PeirĂłpolis, no mĂȘs de junho deste ano.
A revista parte de uma carta que Fernando Pessoa escreveu ao amigo Adolfo Casais Monteiro, no ano de 1935, para explicar o sentido dos seus heterĂŽnimos e do seu semi-heterĂŽnimo. AlĂ©m do conteĂșdo dela, foram utilizados alguns poemas e trechos da obra do escritor. 

Entender as razÔes do poeta para a adoção de cada um dos nomes contribui para a percepção da sua genialidade e sensibilidade. Ri e me emocionei logo no início da explicação, vejam:


"Passo agora a responder Ă  sua pergunta sobre a gĂȘnese dos meus heterĂŽnimos. Vou ver se consigo responder-lhe completamente. Desde criança, tive a tendĂȘncia para criar em meu torno um mundo fictĂ­cio, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. (NĂŁo sei, bem entendido, se realmente nĂŁo existiram, ou se sou eu que nĂŁo existo. Nestas cousas, como em todas, nĂŁo devemos ser dogmĂĄticos.)"

A partir dessa premissa, ele construiu de forma rĂĄpida e ao mesmo tempo detalhada as suas razĂ”es, emoçÔes e porquĂȘs. Falou dos primeiros heterĂŽnimos, destacou os trĂȘs principais mencionados e tambĂ©m o semi-heterĂŽnimo. Sobre o Ășltimo, destacou: 

"É um semi-heterĂłnimo porque, nĂŁo sendo a personalidade a minha, Ă©, nĂŁo diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocĂ­nio e a afectividade."


Não tem como ler essa revista e não se apaixonar! Um trabalho primoroso, cuidadoso e inesquecível. Tantas emoçÔes rodearam a leitura que até o texto do Guazzelli sobre a forma como tudo aconteceu me fez chorar.


Destaques:

- Suzana Ventura Ă© Doutora de Estudos Comparados de Literatura da LĂ­ngua Portuguesa, professora e pesquisador.

- Eloar Guazzeli Ă© ilustrador e desde 1990 trabalha como quadrinista, atividade que lhe rendeu inĂșmeros prĂȘmios importantes, entre eles o trofĂ©u HQ MIX, na categoria desenhista revelação. Apaixonado pelo trabalho de Fernando Pessoa, Eloar jĂĄ havia publicado, no ano de 2012, pela Editora Saraiva, o livro "Fernando Pessoa e outras pessoas", que foi o primeiro volume da coleção "HQ Saraiva".

- O resultado do trabalho "Eu, Fernando Pessoa", foi tão satisfatório que Eloar criou um curta de animação sobre o escritor e que é utilizado como base para o livro:



- A revista pode ser vista neste link, disponibilizado no site da Editora. Mesmo com essa possibilidade, garanto que compensa ter o exemplar. Trata-se de um trabalho primoroso, a edição Ă© linda, impressa em um papel diferente e com as cores vivas e impactantes.



You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂĄrio de contato