Harry Potter J. K. Rowling

As origens de 15 criaturas fantásticas de Harry Potter

09:51Isabela Lapa

Como todos sabem, o universo de Harry Potter é repleto de criaturas fantásticas e desconhecidas. São tantas espécies incríveis que J. K. Rowling dedicou um livro inteiro a elas: "Animais Fantásticos e Onde Habitam". A história desses animais é tão interessante que o livro vai virar um filme, conforme já comentamos aqui no blog

Diante de tantas curiosidades acerca desses seres, que apesar de estranhos tiveram participações importantes na saga, vamos contar para vocês um pouco sobre a origem de alguns deles e para alguns animais citado faremos referência a uma parte do livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Confiram:

1. ACROMÂNTULA (ARAGOGUE)

Na mitologia grega, uma garota chamada Aracne afirmou bordar melhor do que a deusa Atena e acabou sendo transformada em aranha como punição. O termo "acromântula" é usado apenas em Harry Potter e, de acordo com o professor Slughorn, o veneno desses monstros é muito valioso.
"Acredita-se que esse animal foi desenvolvido por bruxos possivelmente com a finalidade de guardar suas casas ou tesouros, como acontece com a maioria dos seres criados por meio de magia".

2. BASILISCO

Em A Câmara Secreta, esse monstro ultrapassava os 15 metros de comprimento. Na versão de Rowling, ele nasce quando um sapo choca um ovo de galinha. A criatura foi mencionada na Grécia Antiga e na Bíblia de várias maneiras, mas costuma ser menor e nasce de um ovo de sapo chocado por um galo. As duas versões têm um olhar mortal.


"O primeiro basilisco de que se tem notícia foi criado por Herpo, o Sujo, um bruxo das trevas de nacionalidade grega e ofidiglota, que descobriu, após muitas experiências, que um ovo de galinha chocado por um sapo produzia uma cobra gigantesca e dotada de poderes extraordinariamente perigosos". 


3. CENTAURO


Metade homens e metade cavalos, os centauros pertencem à mitologia grega. Eram considerados seres bestiais. Em Harry Potter, ao contrário, os centauros clamam ter inteligência superior à dos humanos e têm grande capacidade de interpretar as estrelas. Um deles é Firenze, que chega a dar aulas de Adivinhação em Hogwarts.


"O modo de vida do centauro é envolto em mistério. Geralmente, eles têm tanta desconfiança de bruxos quanto de trouxas e, na realidade, não parecem fazer grande diferença entre os dois".

4. DRAGÃO

Esses seres existem nas mais variadas culturas. Na Mesopotâmia já havia registros como Humbaba, guardião da montanha na Epopeia de Gilgamesh. Ele tinha patas de leão com garras de pássaro, corpo repleto de escamas e chifres.

"A fêmea é em geral maior e mais agressiva do que o macho, embora ninguém deva se aproximar de nenhum dos dois exceto os bruxos com aptidão e treinamento excepcionais."


5. HIPOGRIFO


A primeira menção escrita ao hipogrifo se dá nas Éclogas, do poeta romano Virgílio. Ele tem corpo de cavalo, mas possui asas e cabeça de águia. A diferença para o grifo é que essa outra criatura tem corpo de leão, não de equino.

                           
"(...) Pode ser domesticado, embora isso só deva ser tentado por peritos. Deve se manter contato visual ao se avizinhar de um hipogrifo (...)".


6. GRINDYLOW


Esse ser vive no lago de Hogwarts, tem pequenos tentáculos abaixo da cintura e uma cabeça grande. Na mitologia inglesa, os grindylows usam seus braços para sequestrar crianças que se aproximam demais da água.


"Alimenta-se de pequenos peixes e é igualmente agressivo com bruxos e trouxas, embora saibam que os merpeople (sereianos) são capazes de domesticá-los".


7. LOBISOMEM


Existem referências em várias culturas, mas a maldição é chamada de licantropia por causa da mitologia grega. A história conta que Licaonte sacrificou um bebê e o serviu a Zeus. Como punição, o deus transformou o mortal em lobo.


"Uma singularidade entre as demais criaturas fantásticas, o lobisomem dá preferência a presas humanas". 

8. FÊNIX

Associada ao Sol, que sempre volta no dia seguinte, a Fênix aparece em diversas culturas. Há, por exemplo, benu, do Antigo Egito, e fenghuang, do leste asiático.

"Seu canto é mágico: acredita-se que aumente a coragem dos puros de coração e atemoriza os impuros de coração".

9. ELFO DOMÉSTICO


Em parte, a raça de Dobby se assemelha ao brownie, criatura escocesa que ajuda em tarefas domésticas durante a noite. Sem se deixar perceber pelos moradores, esses seres aceitam comida como presente e abandonam o local se essas prendas forem chamadas de “pagamento”.


10. DUENDE


Em Harry Potter, eles administram o banco Gringotes, que reúne o dinheiro dos bruxos. Chamados na versão original de “goblins”, têm orelhas pontudas e estatura menor do que a de um ser humano. Aparecem em lendas inglesas, alemãs, francesas, japonesas, indianas e coreanas.


"Mais inteligente que uma fada e menos malicioso que o diabinho, o diabrete ou a fada mordente, ainda assim o leprechaun, que é um duende irlandês, é travesso. (...)


11. TRASGO

Gigantes e nada inteligentes, os trasgos são originalmente chamados de “trolls”. Surgiram no folclore escandinavo e são retratados como seres que gostam de viver em cavernas. Nas lendas originais, eles se transformam em pedra quando expostos à luz do dia.
"(...) Os trasgos comem carne crua e não exigentes quanto às suas presas, que podem ser animais ou humanas".

12. GIGANTE

Com aparência humana, mas muito maiores, os gigantes aparecem no panteão de diversas culturas. Eles são descritos na Bíblia, antes da enchente para a qual Noé construiu a arca e na luta entre Davi e Golias. Há também gigantes na mitologia grega, os daityas do hinduísmo, os jotun nórdicos e até lendas de índios norte-americanos que mostram esses seres imensos como ruivos canibais.
13. BICHO-PAPÃO

Na versão original, é chamado de “boggart”. Essa palavra é usada na Grã-Bretanha para designar espíritos mal-intencionados que, assim como o nosso saci-pererê, azedam o leite e fazem objetos sumirem. Na franquia Harry Potter, o bicho-papão não tem forma fixa, transformando-se no maior medo de quem o vê. A descrição é semelhante à do Brollachan, criatura folclórica da Escócia.
14. DEMENTADOR

Rowling afirma que criou os dementadores por conta própria depois de passar por uma forte depressão. Esses monstros seriam uma metáfora para seu problema. No entanto, existem comparações entre os dementadores e os nâzgul, espectros que servem Sauron em O Senhor dos Anéis.

15. TESTRÁLIO

Não há uma inspiração direta para os testrálios, mas existe um tipo de criatura celta chamada kestrel. Ele aparece no conto “O Jovem que Não Sabia”. Nessa história, o protagonista encontra um cavalo esquelético que percorre 500 léguas a cada vez que um nó de sua crina é desmanchado.



E então leitores, o que acharam dessas curiosidades? Lembram de alguma outra criatura fantástica que teve destaque na saga?


*Outras curiosidades da saga:








Fonte: Saraiva

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato