Jogos Vorazes Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: Curiosidades sobre Jogos Vorazes

08:30Isabela Lapa


JOGOS VORAZES - É uma das sagas mais famosas da atualidade. Começou em 2008, com o lançamento do livro 'Hunger Games' da escritora Suzanne Collins. A história da adolescente pobre que precisa sobreviver a um reality show pós-apocalíptico conquistou fãs em todo o mundo. O primeiro filme, que é uma adaptação do primeiro livro, estreou em março do ano de 2012.
SUZANNE COLLLINS - É uma escritora norte-americana que escreve livros e roteiros para televisão. É conhecida pela autoria dos três volumes da série 'Jogos Vorazes'. Estudou Artes Cênicas, Interpretação e Telecomunicações. Graças ao recente sucesso, a revista Time a listou como uma das pessoas mais influentes de 2010. No ano de 2013 ficou entre os 16 escritores mais bem pagos de acordo com a lista da Revista Forbes
REFERÊNCIAS - Para escrever a trilogia, Suzanne Collins se inspirou em cenas da Guerra no Iraque que eram transmitidas ao vivo pela TV, e em reality shows. O enredo foi baseado nos gladiadores romanos e no mito grego de Teseu.
ENREDO - 'Jogos Vorazes' é uma história sobre Katniss Everdeen, adolescente de 16 anos que vive em um futuro pós-apocalíptico. Nesta realidade, a América do Norte foi dividida em 12 distritos diferentes, dominados pela capital Panem. Para 'pagar' uma dívida histórica, todos os anos, dois jovens (os tributos) de cada distrito são convocados para participar dos 'Jogos Vorazes' - um reality show em que os participantes precisam matar para sobreviver. O participante que se mantem vivo até o fim, ganha o jogo e conquista benefícios para o seu distrito.
DISTRITO: O Distrito de Panem faz referência à frase ‘Panem et circenses’, mais popularmente citada como ‘pão e circo’ – forma política assumida pelos antigos romanos que previa o provimento de comida e diversão com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra governantes.

LEITORES - A série de livros é voltada para o público jovem-adulto (YA books), cuja faixa etária vai da adolescência até os primeiros anos de maturidade. No entanto, devido ao sucesso do filme, surgiram vários fãs de outras idades. 
POPULARIDADE - Os livros da saga foram traduzidos em mais de 25 línguas e os direitos autorais já foram vendidos em mais de 30 países. O primeiro volume 'Jogos Vorazes' ficou na lista dos best-sellers do jornal New York Times por mais de cem semanas.

No Brasil, quem detém os direitos dos livros é a Editora Rocco, que fez uma excelente tradução e edição.
LIVRO ILUSTRADO - A Editora Scholastic lançou versões ilustradas dos livros e elas estão disponíveis para venda no Brasil, tanto na Saraiva como na Amazon. Essas edições não foram traduzidas para o português. 


ADAPTAÇÕES - Os direitos para adaptações cinematográficas foram comprados pela Lions Gate. O filme 'Hunger Games' estreou em março de 2012 e tornou-se um fenômeno mundial. Inclusive, o filme foi o terceiro maior em venda antecipada de ingressos, perdendo apenas para Harry Potter e Crepúsculo. Estima-se que o longa arrecadou mais de R$ 408 milhões de dólares na bilheteria mundial.
LOCAÇÕES - As cenas do filme 'Jogos Vorazes' foram gravadas na Carolina do Norte, nos EUA.
BASTIDORES: Para a produção foi necessário o apoio de 35 maquiadores em tempo integral. Além disso, para que o visual dos personagens se aproximasse com o apresentado nos livros, foram utilizadas 450 perucas no set. 
PRÊMIOS - A autora dos livros recebeu vários prêmios pelas obras, como a medalha 'California Young Reader' e o prêmio ALA de 'Livro Infantil Notável'. O filme 'Jogos Vorazes' venceu alguns prêmios em 2012, como o de 'Melhor Performance Feminina' no MTV Movie Awards e o de 'Melhor Filme de Ficção Científica' do Teenc Choice Award.
PRODUTOS - Apesar de ser uma saga recente, 'Jogos Vorazes' já tem vários produtos. São broches, camisetas, agenda e bijuterias.
FUTURO - O próximo filme da saga 'Jogos Vorazes', 'Em Chamas', vai estrear nesse semestre e as expectativas estão enormes. O terceiro livro, 'A Esperança', será adaptado em dois filmes, que devem ser lançados em novembro de 2014 e novembro de 2015.


E então leitores, são fãs da trilogia? Estão ansiosos pela estréia de "Em Chamas"?



*Já falamos de todos os livros e do
   primeiro filme. Clique aqui e confira. 





You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato