Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: Os favoritos de Ernest Hermingway

06:00Isabela Lapa

Ernest Hermingway nasceu em 1899, em Oak Park, próximo a Chicago. Ao longo da sua vida foi romancista, novelista, jornalista, escritor e um dos principais representantes do ciclo literário norte americano que se iniciou nos anos 20 e ficou conhecido como "geração perdida". 

Suas obras apresentam um estilo sintético do jornalismo, o que pode ser percebido especialmente nos trabalhos que refletem a sua experiência pessoal como voluntário na I Guerra Mundial (1914-1918) e na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ou como correspondente na II Guerra Mundial (1939-1945).

Em 1950 recebeu o Prêmio Pulitzer e, em 1954, o prêmio Nobel de Literatura, um dos mais importantes da literatura mundial. Os livros mais conhecidas são “O Sol Também se Levanta” (1926), “Adeus às Armas” (1929), “Por Quem os Sinos Dobram” (1940), e “O Velho e o Mar” (1952). 

A vida inteira o escritor jogou com a morte e aos 61 anos, por estar muito doente, pegou o fuzil de caça e disparou contra si mesmo.
Este renomado escritor escreveu, em fevereiro de 1935, um artigo denominado "Remembering Shooting-Flying: A Key West Letter", para a revista Esquire. Neste artigo ele listou os livros que "preferia ler pela primeira vez de novo (...) do que receber um milhão de dólares por ano".

Na lista, apresentada no site Lists of Note, que é especializado em listas como essa, encontramos inúmeros livros que hoje são considerados clássicos da literatura. Alguns, infelizmente só podem ser encontrados em inglês. Vejam:

- Anna Karenina, de Liev Tolstoy

- Far Away and Long Ago, a biografia do autor anglo-argentino W. H. Hudson

- Os Buddenbrooks, romance de estreia de Thomas Mann

- O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

- Madame Bovary, de Gustave Flaubert

- Guerra e Paz, de Liev Tolstoy

- A Sportsman's Sketches, livro de contos do russo Ivan Turgenev

- Os Irmãos Karamazov, de Fyodor Dostoyevsky

- Hail and Farewell, de George Moore

- As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain
- Winesburg, Ohio, de Sherwood Anderson

- A Rainha Margot, de Alexandre Dumas

- A Pensão Tellier, seleção de contos de Guy de Maupassant

- O Vermelho e o Negro, de Stendhal

- A Cartuxa de Parma, de Stendhal

- Dublinenses, de James Joyce- Autobiografias, de W. B. Yeats

Merece destaque o grande sucesso de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes, que entre todos foi o único escrito por uma mulher. 

(Ernest Hemingway)







You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato