Globo Livros Khaled Hosseini

O Silêncio das Montanhas, de Khaled Hosseini

05:30Isabela Lapa

No novo trabalho do renomado escritor Khaled Hosseini conhecemos os irmãos Abdullah e Pari. Órfãos de mãe, eles vivem com o pai em uma aldeia pobre situada em um local próximo a Cabul. Abdullah, que tem apenas 13 anos de idade, cuida da irmã Pari com toda a dedicação, ele vive por ela e juntos eles se sentem protegidos e seguros. 

Um dia, de forma cruel e inesperada, eles são separados e esse fato é responsável por marcas que eles carregam por toda a vida. A garota, pequena demais para se lembrar do passado, passa a vida sentindo falta de algo desconhecido. Abdullah, por sua vez, vive todos os seus dias sonhando em reencontrá-la. 

Paralelamente à história principal o escritor nos apresenta outros personagem que de alguma forma possuem relação com os irmãos, mas que tem os seus próprios dramas e medos, que por sinal, são completamente independentes do enredo principal. 

Com isso, em cada capítulo somos surpreendidos com histórias ligadas a perda, redenção, orgulho, perdão e amor. Assim como nos trabalhos anteriores, Khaled nos leva a uma viagem acerca do íntimo do ser humano, do peso das escolhas e do valor da família. 

Sem nenhum clichê e sem a pretensão de construir finais felizes, o livro é cruel, mas ao mesmo tempo tocante. As histórias apresentadas ferem e curam, elas provocam uma mistura incrível de sensações e de emoções. 

Os personagens são bem desenvolvidos, tem defeitos e qualidades, são fortes e fracos, possuem certeza e medos - são seres que questionam o que veem e o que sentem e buscam novas respostas para as suas perguntas ou novas perguntas para as suas respostas.

Acerca da escolha das palavras nem é necessário dizer muito. O escritor sabe como ninguém construir um bom texto. Com o uso de uma linguagem simples, esse livro foi narrado tanto em primeira como em terceira pessoa, o que demanda uma habilidade incrível com a escrita. A divisão foi clara: para as crianças ele usou a narrativa em terceira pessoa, para os adultos optou pela primeira pessoa, o que permitiu uma aproximação incrível com cada um dos personagens e as suas sensações. 

Um livro simplesmente esplêndido, quase poético, que não deixa absolutamente nada a desejar em relação aos anteriores e que reafirma o talento que Khaled possui para construir histórias e encantar os leitores! 

Algumas passagens:

"Finalmente, faz sua escolha. Vira-se, abaixa a cabeça e anda em direção a um horizonte que não consegue enxergar. Depois, não olha mais para trás. Sabe que se fizer isso vai enfraquecer. Perderá a pouca certeza que tem (...)."

"A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente".

"É uma coisa engraçada, Markos, mas normalmente as pessoas veem a coisa ao contrário. Elas pensam que vivemos pelo que queremos. Mas o que as conduz é o que elas temem. O que elas não querem."

"Eles me dizem que vou entrar em águas que logo vão me afogar. Antes de ir em frente, deixo isto na praia para você. Rezo para que a encontre, irmã, para que saiba o que estava em meu coração quando afundei".

Book Trailer:



*Leia também:










You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato