Livros The Walking Dead

THE WALKING DEAD - O CAMINHO PARA WOODBURY, DE R. KIRKMAN E J. BONANSINGA

04:30Isabela Lapa

*Este livro é a continuação de "The Walking Dead - A ascensão do governador".

O livro é o segundo da trilogia escrita por Robert Kirkman, o criador dos quadrinhos que deram origem à série de televisão. Da mesma forma que o primeiro volume, a história foi construída com a participação de Jay Bonansinga, considerado um perito em histórias de terror. 

A narrativa também manteve o mesmo estilo: rápida, simples e direta. No entanto, no que se refere ao enredo, a continuação deixou um pouco a desejar. 

Neste volume a personagem central foi Lilly Caul, uma mulher correta, mas covarde, que estava refugiada em um acampamento com diversos sobreviventes, entre eles a amiga Meg, de quem estava distante em razão das diferenças de opiniões e, principalmente, de personalidades.

Acontece que Lilly se envolveu em um grande problema com o grupo e foi expulsa, com isso, Josh, um dos seus amigos, resolveu ir com ela. Quando os dois estavam de partida, foram surpreendidos por Meg, o seu namorado Scot e Bob, que resolveram partir com eles. Acerca de cada um posso dizer o seguinte: 

- Lilly é extremamente insegura e covarde, o que a torna cansativa e repetitiva em alguns momentos. 

- Josh, apesar de se mostrar um personagem importante no início da história, também não apresenta nenhuma característica marcante ou diferenciada, a não ser a força e o estilo protetor. 

- Meg e Scot passam a maior parte do tempo usando drogas e contribuem muito pouco com a trama; 

- Bob, um médico alcoólatra,também não apresenta nenhuma contribuição essencial (ele até recebe um destaque na segunda parte, mas nada considerável). 

Como a construção dos personagens não foi bem feita e eles não conseguiram se impor na trama, a primeira parte do livro ficou pouco interessante, uma vez que foi completamente destinada às dificuldades e aos problemas que eles enfrentam enquanto viajam em busca de um local seguro. 

No último capítulo, quando eles já estavam se sentindo fracos e sem muitas esperanças, encontraram alguns homens e estes ofereceram um local seguro e confortável para para que os viajantes pudessem dormir, comer e descansar. Apesar do medo e das inseguranças, eles aceitaram o convite para o conhecer o lugar, que era um pequeno aglomerado cercado de alguns  muros que estava sob o comando do Governador, Philip Blake.

Com isso, iniciou a segunda parte da história. Nela os personagens se deparam com a vida em Woodbury e com as condições impostas pelo temido chefe. O foco passou a ser a estrutura da cidade, as desigualdades, o caráter das pessoas e o Governador.

Como nem tudo é o que parece, logo o grupo descobriu que viver no local era mais arriscado que passar as noites na estrada, afinal, lá os inimigos eram mais fortes que os zumbis. Inúmeros conflitos aconteceram e situações inesperadas envolveram os personagens centrais e também os moradores mais antigos do lugar.

O final, apesar de não ser marcante, deixou claro que o último livro da trilogia terá muitas surpresas.

No geral, posso dizer que a história compensou em razão da segunda parte. Além disso, como tenho muitas curiosidades acerca do Governador, a leitura foi importante já que em alguns momentos o livro apresenta algumas variadas facetas da sua personalidade e do seu caráter.

Não foi uma leitura inesquecível ou brilhante, mas mesmo assim conseguiu atrair a minha curiosidade para o último livro, que será lançado no Brasil no início de 2014, com o título "The Walking Dead - A queda do Governador". 







You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato