Cachtánca Globo Livros

INFANTO-JUVENIL: Cachtánca, de Anton Tchékov, traduzido por Tatiana Belinky

09:47Isabela Lapa

Cachtánca é uma cachorrinha esperta, de pelos ruivos e que vive ao lado de um homem rude e alcoólatra chamado Lucá. Certo dia, após inúmeras andanças pelas ruas da cidade, ela se perde e passa por uma noite angustiante, sente frio, medo e fome. 

Essa situação de pânico e de solidão permanece até o momento em que ela é encontrada por um adestrador de circo, um homem simples, mas muito gentil, que vive na companhia de três interessantes animais: um gato, um ganso e uma porca. 
Ao receber o carinho do homem e dos seus companheiros, ela começa a se adaptar à rotina da sua nova casa. Os animais são artistas de circo, possuem várias habilidades e vivem de forma interessante e repleta de emoções. 

O interessante da narrativa é que ela é doce e nos permite acompanhar os conflitos sentimentais de Cachtánca, que passa a amar os novos amigos, mas jamais esquece de Lucá, o seu antigo dono. 

Com um final surpreendente e inteligente, o livro é uma história sobre os encontros e desencontros. Um fator interessante é que diferentemente da maioria dos livros para o público infanto-juvenil, o escritor não apresenta todas as respostas ao final. Ele deixa uma brecha para suas interpretações, o que é importantíssimo para aguçar a capacidade de questionamento das crianças. 

Destaques:

- O livro foi escrito por Tchékhov, médico, dramaturgo, escritor russo e um dos maiores contistas de todos os tempos. Mesmo tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1887, a história ainda é uma referência literária e conquista leitores ao redor do mundo. 

"A medicina é a minha legítima esposa; 
a literatura é apenas minha amante."
(Tchékhov)

- A tradução para o português foi feita pela brilhante e sensível Tatiana Belinky, autora de mais de 250 livros para o público infantil, que no final do livro deixou uma mensagem especial aos leitores:

"Uma literatura na qual ele soube, como ninguém, retratar 
com enorme sensibilidade, compaixão e, sim, até mesmo
 humor o ser humano em todas as suas facetas e dimensões."
(Tatiana Belinky)

- A edição da Globo Livros está um primor. As ilustrações de Rebeca Luciane foram impressas em um papel grosso, com cores vivas que parecem estar saltando das páginas. 
- Conheci este livro pela indicação da escritora Stella Maris Rezende, que o recomendou como leitura obrigatória a todas as crianças. Diante da admiração que tenho pelo trabalho da Stella me senti na obrigação de ler a obra, que foi uma surpresa maravilhosa e sim, deve ser lida por todos que amam literatura, animais e histórias criativas, inteligentes e diferentes!  



                                                     

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato