Adriana Falcão Dicas

A poesia das palavras de Adriana Falcão

20:20Isabela Lapa

Eu amo as palavras e os seus significados, sempre ricos e repletos de possibilidades e variedades, então me senti super feliz ao descobrir um livro em que uma menina tinha a mania de inventar significados para as palavras. Este livro, chamado MANIA DE EXPLICAÇÃO me apresentou um universo mágico e poético, além de ter me permitido conhecer o trabalho fantástico de Adriana Falcão, que é uma das escritoras infanto-juvenis que mais admiro atualmente.
Mania de Explicação é um livro lindo e repleto de ilustrações, que conta a vida de uma menina que tem a mania de explicar as palavras e criar novos significados para elas. O interessante é que ela encontra o sentido de acordo com o seu olhar, sempre puro e sensível. 
 
Assim que terminei a leitura desse livro encantador pesquisei sobre o trabalho de Adriana e tive a feliz surpresa de descobrir que em razão do sucesso de "Mania de Explicação", ela havia lançado um livro chamado PEQUENO DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO, com uma infinidade de significados fantásticos e separados em ordem alfabética. Esta edição não possui ilustrações e nem história, o livro é como um dicionário e mantém a mesma linha de significados do anterior - os significados do coração.
Após a leitura desses dois livros comecei a trajetória pelas palavras encantadoras de Adriana Falcão e em nenhum momento me arrependi. A cada livro uma nova emoção, uma nova surpresa, vários significados e a lembrança de que a pureza dos sentimentos é o que mais importa da na vida. Não lembro a ordem que li, mas li todos! Não sei dizer o meu preferido, já que cada um tem uma história diferente e todas são extremamente criativas e bem humoradas.

Sem dúvida é uma escritora que merece ser apresentada às crianças. Os seus livros trabalham a linguagem de uma forma muito peculiar, já que ela utiliza de muitos diálogos (todos bem construídos), de técnicas de repetição e de significados que enriquecem os textos e tornam a leitura envolvente e prazerosa. 

O interessante é que em Mania de Explicação tem uma passagem que diz o seguinte sobre a personagem: "Tem vários jeitos de explicar o mundo. Ela tentava explicar de um jeito que ele ficasse mais bonito". Acredito que essa explicação é suficiente para explicar o que Adriana faz em seus livros: ela explica o mundo de um jeito mais bonito. 

Confiram alguns títulos:
"Apolo Onze afirmou que iria até o fim. 
Não tinha medo. 
Aliás, tinha medo sim.
Mas medo também existe. 
Era o tipo de gente que insiste, Apolo Onze". 

Em Desatino do Norte vivia uma menina linda e doce, Luna Clara. Como nunca conheceu o pai, Doravante, ela passava as noites à sua espera. A partir dessa premissa Adriana nos conduz a uma história de encontros e desencontros. Conta como os pais de Luna se conheceram, porque se afastaram, o quanto ele viajou para encontrá-las (sempre perseguido pela chuva) e muito mais. 

Apolo Onze, por sua vez, nasceu em Desatino do Sul. O seu nascimento foi marcado por uma grande festa, que inclusive durou 13 anos. Cansado de celebrações e desanimado com a vida, Apolo Onze resolveu sair da cidade na companhia de Doravante, o pai que Luna não conhecia. 

Com isso, apresentados os personagens e os contextos de cada um, a história acontece rodeada de inúmeros personagens (todos com nomes divertidos), todos repletos de dramas. Trata-se de um livro sobre a esperança, sobre os encontros e desencontros da vida e sobre o amor! Uma história linda, divertida e emocionante. 
“Seu coração disse pra sua cabeça, vá, e sua cabeça disse pra sua coragem, vou, e 
sua coragem respondeu, vou nada, mas sua boca não ouviu e beijou.” 

Uma linda história de amor, um amor puro e capaz de mudar o tempo de lugar. Antônio era um homem simples e apaixonado, mas Karina, a dona do seu coração, só pensava em sair de Nordestina, a pequena cidade em que viviam. Desesperado e com muita esperança Antônio resolve enfrentar um grande desafio para conquista Karina: ele resolveu lhe dar o mundo, já que era isso que ele queria. Com um plano em mente ele saiu de Nordestina, participou de um programa de TV, entrou em uma máquina do tempo e descobriu muitas coisas inusitadas.

Com uma linguagem leve e quase poética, esse livro é um verdadeiro conto de fadas moderno!
                                                         
"Diziam que era uma maluquice ela namorar o Lira Júnior só porque ele preferia tocar samba e fazer verso a trabalhar em banco. Diziam que era coisa de criança". 

Este livro foi escrito por Adriana Falcão e Mariana Veríssimo. Juntas elas contaram a fofa história de Bia e Lili, amigas inseparáveis que teriam que ficar um mês longe, já que Bia passaria as férias na casa da avó. O que as meninas não sabiam é que avó de Bia havia comprado um computador e por meio desse super recurso tecnológico elas poderiam manter contato e falar sobre um assunto muito corriqueiro na idade: os meninos. 

Em meio a e-mails e e-mails, as meninas perceberam que muitas vezes a distância aproxima as pessoas. Elas também descobriram que crescer não é uma tarefa fácil e que por isso os adultos nem sempre são aquilo que esperamos. 
"Havia chegado o tempo de o destino vir buscar tudo que havia 
lhe emprestado até ali".

A protagonista deste livro é D. Madalena, uma mãe controladora e ansiosa que mesmo morta tentou intervir na vida da família e das amigas. Acontece que apesar da intenção de ajudar, D. Madalena conseguiu tornar tudo ainda mais confuso. Em meio a dívida de jogo, um triângulo amoroso e senhoras fofoqueiras, a história se desenrola com muito bom humor e muitas reviravoltas, o que é comum nos livros da escritora. 

"É tanto céu nesse mundo que mesmo que a gente juntasse todas as tampas, de todos os tipos, ainda ia sobrar muito céu para tampar."


Este é um livro sobre descobertas. Lucas, o personagem principal, fica preocupado ao perceber que tudo tem tampa, menos o céu. A sua angústia reside no fato de que sem tampa não teria como virar o mundo e tudo iria escorrer. Ao longo da sua trajetória de questionamentos ele descobre que a mudar o mundo só depende da nossa vontade. 
                                                      
"Até Shakespeare, o Deus das Histórias, que não era dado de badalações resolveu aparecer. Quando viu os seis personagens enfileirados, em posição de partida, orgulhosos de si mesmos, pensou: "Isso vai dar problema". Repensou: "Sem problema, qual seria a graça?" Então sorriu.

Sonho de uma noite de verão faz parte da coleção Devorando Shakespeare e Adriana fez uma releitura incrível de um famoso trabalho do escritor. Com muita criatividade e bom humor ela conta a história dos anjos que vieram descobrir se tinha vida na terra e caíram em Salvador, em pleno Carnaval. Esse contexto é suficiente para que os personagens percebam como são as pessoas, os relacionamentos, as injustiças sociais e a loucura da vida na Terra. 
                                                  
"Discordaram do Sol quando ele começou a se esconder do dia. Em seguida, porém, concordaram que azul-escuro pode ser tão bonito quanto azul celeste, ainda mais quando aparece uma lua no meio".

Por meio de sete crônicas diferentes viajamos por histórias sensacionais, repletas de boas lições e reflexões. Como característica da escritora, cada crônica possui um personagem marcante: uma menina que só pensava em daqui a pouco; um piolho que gostava de filosofia; uma menina que sentia uma dor azul; outra que gostava de qualquer coisa; um menino que achava errado o antes e o depois não se encontrarem nunca; uns pais que um dia resolveram fazer tudo ao contrário; uma menina que tinha uma grande amiga invisível.


"O homem que só tinha certezas quase nunca usava ponto de interrogação, e em seu vocabulário não constavam as expressões: talvez, quiçá, quem sabe, porventura."


Este livro é uma reunião de crônicas escritas por Adriana entre os anos de 2001 e 2003. As crônicas apresentam personagens comuns, que mesmo com suas alegrias e dores, vitórias e derrotas conseguem manter a capacidade de sonhar, de viver e de sentir. 
"Ele não era mais doido do que as outras pessoas do mundo, mas as outras pessoas do mundo insistiam em dizer que ele era doido."


Este livro também é uma coleção de crônicas e como o anterior apresenta personagens comuns e confirma o talento de Adriana para lidar com os sentimentos e as palavras. 
"Dessa vez não tem mais jeito.
Quantas vezes eu disse essa frase?
O desconhecido apavora."

Com uma história simples e repleta de sinceridade, conhecemos uma história sobre o cotidiano, as responsabilidades, as contas a pagar, as tarefas a cumprir e a nossa capacidade de passar por todos os dias, sempre superando as dificuldades. 
Adriana Falcão
Espero que tenham gostado das dicas e que se aventurem no universo de Adriana. Tenho certeza que vão se encantar e que terão maravilhosos momentos. É importante apresentar a poesia da vida para as crianças e é essencial crescer e não perder a pureza e a sensibilidade, por isso os livros são bem vindos para pequenos e grandes leitores. 


*Saiba mais sobre a escritora aqui. 
                                                       

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato