Alice no País das Maravilhas Matérias Literárias

A evolução de Alice no País das Maravilhas ao longo dos anos

09:22Isabela Lapa

Alice no País das Maravilhas é um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil. Apesar de ter sido publicado no ano de 1865, o livro de Lewis Carrol ultrapassou gerações e até hoje é um sucesso de público e de discussões, uma vez que por trás de história de uma menina que entra um universo diferente e repleto de magia, inúmeras questões filosóficas são debatidas no livro. 

Ao longo de tantos anos, inúmeras edições já foram feitas e hoje vamos mostrar para vocês as principais delas. Sobre a primeira (1898), é importante mencionar que foi ilustrada em blocos de madeira por John Tenniel. Os blocos originais atualmente estão na Universidade de Oxford. 

1898:
1910:
1916:


1930:
1951:
1968:
1974:
1986:
2009:
2010:
Além dessas edições existem 2 versões de Alice que eu adoro. Uma é a versão de bolso da Editora Zahar, que é linda, tem capa dura e é ilustrada. Outra é o box de Alice que vem com "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho".
O livro é tão especial que além de lindas capas já foi motivo de inspiração para vários trabalhos de fotografia e pintura. No ano de 1969 o renomado pintos Salvador Dalí criou uma série de belas e estranhas pinturas inspiradas na obra: 
Ainda sobre o livro, um destaque na atualidade são as fotos da fotógrafa Elena Kalis criou um ensaio chamado Alice no Waterland e Looking Glassconfiram:
                            
                           
                            
E então leitores, o que acharam dos trabalhos? Se gostam do livro ou se ainda não leram, acompanhem conosco que teremos resenha essa semana!



You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato