Cinema

PAUSA PARA O CINEMA: O Tempo e o Vento

16:52Isabela Lapa

O Tempo e o Vento é a famosa obra de Érico Veríssimo e narra a história de duas famílias: Terra Cambará e Amaral. A história tem início no final do século XIX e retrata a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território e a demarcação de suas fronteiras. 

Dividido em três tomos, O Continente, O Retrato e O Arquipélago, a narrativa é permeada de drama, de guerra e de muito romance, sendo considerada um dos grandes marcos da literatura regionalista. 

Apesar de já ter recebido outras adaptações, a mais recente delas foi lançada este ano, sob a direção de Jayme Monjardim. A adaptação é baseada apenas no primeiro tomo, O Continente, e conta com a participação da espetacular Fernanda Montenegro na personagem de Bibiana, a senhora que é acompanhou várias gerações da família Cambará. Como narradora, ela repassa os fatos marcantes da família, começando por Pedro Missioneiro e Ana Terra. 
Apesar da dificuldade de se adaptar uma obra tão rica e clássica, o resultado ficou extremamente satisfatório. A abordagem partiu de um ponto específico e o roteiro tem uma leveza incrível, que prende e desperta a curiosidade. No entanto, é imprescindível mencionar que a parte referente ao contexto histórico e político do período ficou um pouco de lado, o que me causou um certo incômodo, devido ao fato de que este é o ponto central da obra de Érico Veríssimo.
Sobre os atores, além da grandiosa Fernanda Montenegro, todos estão em perfeita sintonia e apresentaram atuações brilhantes. Um destaque é a participação de Thiago Lacerda, como Rodrigo Cambará. O personagem, cínico e irônico, conseguiu ficar extremamente charmoso e encantador. 

Também é preciso destacar a fotografia, que está simplesmente espetacular e digna de todos os elogios. As cenas ganharam uma riqueza ímpar e mostraram um Brasil luminoso e lindo! Não tem como colocar defeitos.

Quanto ao figurino, também é necessário comentar que está impecável e completamente condizente com o estilo da época e as características culturais da região. Um trabalho cuidadoso, minucioso e muito belo. 
O filme vale a pena! Cenário, figurino, roteiro, atores e muita, muita emoção! Assistam!


                                              

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato