Geração Editorial Livros

Vou lhe mostrar o medo, de Nikolaj Frobenius

05:30Isabela Lapa

"O medo está constantemente emparedado dentro de nós, ele pensaria anos depois. Durante o dia procuramos dissimulá-lo, mas à noite os nossos pensamentos tomam o poder. Tudo o que fazemos é governado pelo medo ou pelo desejo de nos livrarmos dele".  

Conhecido por obras repletas de mistério e suspense, Edgard Allan Poe foi escritor, poeta, editor e crítico literário. Sua vida e sua obra são tão interessantes que mesmo após 164 anos da sua morte ele ainda se destaca e conquista fãs ao redor do mundo.

Entre os seus fãs está o escritor Nikolaj Frobenius, que inspirado no ídolo escreveu o romance Vou lhe Mostrar o Medo, onde relacionou fatos reais da vida e da história de Poe com uma história repleta de mistérios e investigações.
O livro começa apresentando Poe e a sua vida. Órfão de mãe e abandonado pelo pai, ele foi separado dos irmãos e cresceu ao lado de uma família rica, que sempre almejou o seu sucesso financeiro e nunca se preocupou com os seus sonhos. Aos 16 anos ele abandonou o lar na companhia de Samuel, um jovem funcionário da família e que sempre o admirou.

Anos mais tarde se casou com Sissy, mulher que amou e cuidou até os últimos dias de vida. Poe era fascinado pela arte, pela literatura e pelo lado obscuro da vida. A sua trajetória não foi fácil e um dos maiores problemas que enfrentou foi a perseguição do escritor e crítico literário Rufus Griswold. A relação entre eles era um misto de respeito e ódio, de admiração e de aversão. Uma paranoia enorme que mudou o destino dos dois e que trouxe consequências graves e curiosas. 

"O que Poe escreve é indigno de um homem respeitável. Ele escreve com gozo do medo, aborda o sofrimento e a queda, mas sem Deus e sem moral; (...)" 
(Griswold)

"A beleza é sombria e incômoda - ele corrige, contendo a irritação. - Só depois de ter compreendido isto é que o senho pode escrever um bom poema".
(Poe)
Esse é o contexto da obra que tem como plano de fundos assassinatos cometidos com base nos textos de Poe e o reaparecimento de Samuel, que quer insistentemente provar a sua adoração por Poe, a quem opta por chamar de "patrão". 

Com uma linguagem envolvente e bem desenvolvida somos levados uma história incrível, repleta de suspense e, por vezes, de poesia. Nikolaj recriou a vida de Poe de forma tão envolvente que a realidade se misturou a ficção com leveza e naturalidade. 

É preciso destacar que a narrativa acontece de duas formas: quando narra a visão de Poe e a visão de Griswold, o que acontece por meio de capítulos alternados, o narrador o faz em terceira pessoa, mas quando apresenta as cartas de Samuel para Poe, faz em primeira pessoa, o que nos aproxima desse polêmico personagem. 

Com uma edição primorosa da Geração Editorial, este é um excelente livro para os que gostam de histórias inteligentes e bem construídas. Além disso, é uma ótima forma de se familiarizar com o universo misterioso de Poe, um homem que escrevia sobre a dor, mas que sonhava com a felicidade, com o amor e com o sucesso. 

"(...) O conto não pode orientar, tampouco consolar. Seu objetivo parece ser abalar o leitor. Não curar um ferimento, mas abri-lo. Isso é a beleza para Edgard Poe. (...)"

E então leitores, o que acharam da dica? Já conhecem o livro? Comentem e participem conosco.



*Confiram uma entrevista com o escritor no site UP BRASIL.



You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato