Livros Luisa Weiss

Minha Cozinha em Berlim, de Luisa Weiss

07:00Universo dos Leitores


Um livro literalmente delicioso! É de dar água na boca...

Luisa Wiess é uma jovem como qualquer outra: romântica, indecisa, repleta de sonhos e de desejos. No entanto, a sua personalidade é marcada por duas grandes paixões: a culinária e a leitura.

"Devorava todos os livros que chegavam às minhas mãos. Queria ter aquela sensação de ser lentamente sugada para fora do quarto e transportada para toda uma nova existência que se construía ao meu redor, de novo e de novo."

Com memórias ávidas e intensas de toda a sua vida, aos 36 anos de idade ela resolveu escrever sobre os acontecimentos que marcaram a sua trajetória e a transformaram em um mulher forte e corajosa. O relato começou quando ela tinha apenas 3 anos de idade e um dos seus maiores prazeres era a comida feita por Joanie.  
A partir desse ponto inicial ela narrou a sua vida de maneira leve e descompromissada. Aos poucos conhecemos a sua relação com os pais, a forma como descobriu a leitura, os motivos pelos quais a culinária lhe é tão importante, e também as decisões que mudaram o seu destino: a pós-graduação em Paris, o amor pelo jovem e encantador Max, o retorno a Nova York, a paixão por Sam, tão igual e ao mesmo tempo tão diferente, e as difíceis decisões que mudaram o curso da sua vida.

"Às vezes, antes de dormir, depois de cantar pra mim e de me dar boa-noite, ele se voltava à porta, pronto para apagar a luz, e me dizia que eu era a menina dos seus olhos, o amor da sua vida. Como se ele realmente precisasse me dizer isso. Eu sempre soube."

"Amor à primeira vista é praticamente o maior clichê do mundo. E é um clichê ainda maior quando acontece em Paris."

Com escolhas nem sempre fáceis e decisões por vezes pensadas e por vezes impulsivas, Luisa construiu uma história com uma narrativa agradável, doce e contagiante. Um destaque no livro foi o fato da personagem ter um blog sobre culinária. Mesmo com uma abordagem diferente, sinto pelo site exatamente o que ela demonstrou sentir pelo dela e isso permitiu uma identificação incrível.

Também é preciso mencionar que ela complementou as suas lembranças com descrições caprichadas e detalhistas dos lugares pelos quais passou. Essa capacidade de descrição conseguiu me transportar para uma agradável viagem a Paris, Berlim, Nova York etc. 
Por fim, convém destacar que apesar do título, o livro não é sobre culinária. Trata-se de uma história sobre a vida, a importância de decidir os próximos passos e de lutar pela felicidade. As receitas trazidas ao final de cada capítulo são um plus, a função delas é conferir um chame ao trabalho e abrir o apetite do leitor.

"E, ao longo do caminho, além do ensopado de alcachofra e do peperoni al 
forno, minha mãe me ensinou o que significa ser forte."
Cliquem aqui e conheçam o site da escritora.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato