CrĂ­tica Darkside Books

Prince Of Thorns, de Mark Lawrence

18:42Universo dos Leitores

Hoje falarei sobre uma trama medieval sombria, marcada por guerra e por vingança, liderada por um protagonista singular. Abrindo em grande estilo a Trilogia dos Espinhos, temos o incrĂ­vel Prince of Thorns, cedido gentilmente por nossa editora parceira, a DarkSide Books. Vale lembrar que o livro Ă© seguido por King of Thorns e  tambĂ©m pelo livro Emperor of Thorns, que fecha a saga do PrĂ­ncipe. 

SINOPSE:

O prĂ­ncipe HonĂ³rio Jorg Ancrath teve a infĂ¢ncia destruĂ­da apĂ³s presenciar o bĂ¡rbaro estupro e assassinato de sua mĂ£e , alĂ©m do brutal homicĂ­dio do irmĂ£o Willian durante um passeio. 

NĂ£o bastasse toda a impiedade da cena, em uma tentativa desesperada de preservar a vida do herdeiro, o tutor de Jorg o lança em um emaranhado arbusto de roseira-brava, de onde ele assiste inerte e incrĂ©dulo Ă quele espetĂ¡culo de horror.

ApĂ³s ser encontrado e retirado quase morto do roseiral, Jorg tem que lidar com a perda da mĂ£e, do irmĂ£o e com as marcas profundas dos espinhos, que penetraram sua pele e dissolveram sua alma. A pungente dor da perda, aliada Ă  indiferença do pai fizeram com que o prĂ­ncipe amadurecesse de uma forma cruel, o que despertou  no jovem prĂ­ncipe uma temĂ­vel frieza e uma sede incalculĂ¡vel de vingança, a despeito de sua pouca idade.

Frio e vingativo, Jorg reunirĂ¡ um verdadeiro exĂ©rcito de renegados para alcançar seu maior objetivo: conquistar sua vingança e suceder o trono.
 MINHAS IMPRESSĂ•ES:

NĂ£o se deixe levar pela tenra idade do prĂ­ncipe (apenas 13 anos) e esqueça todos os protagonistas que vocĂª jĂ¡ viu: nenhum deles Ă© como Jorg.

Ao começar a leitura de Prince of Thorns me deparei com um prematuro e impiedoso homicida, que almeja conquistar sua vingança e tornar-se rei, destruindo tudo aquilo que ameace seus planos.
O livro Ă© narrado em primeira pessoa o que faz com que o leitor se defronte com toda a violĂªncia da histĂ³ria, exposta diante dos olhos em carne viva: Jorg evidencia toda a crueldade que hĂ¡ em seu coraĂ§Ă£o, e demonstra ao leitor quĂ£o maligno ele pode ser, sem enrolaĂ§Ă£o.

TambĂ©m nĂ£o espere torcer cegamente pelo protagonista e anti-herĂ³i, pois ele nĂ£o faz a menor questĂ£o de demonstrar o mĂ­nimo de bondade; ao contrĂ¡rio: Jorg deixa claro o quanto ele pode ser maquiavĂ©lico. E jĂ¡ que Ă©tica nĂ£o Ă© seu forte, se expõe diante de nossos olhos: frio, visceral e extremamente direto. 

A esta altura vocĂª pode estar pensando: como se interessar por um protagonista tĂ£o cruel? Baseada na minha experiĂªncia com o livro, digo que a obstinaĂ§Ă£o de Jorg me prendeu Ă  histĂ³ria. Ignorando todo os percalços, Jorg segue imbatĂ­vel na busca de seus objetivos, enquanto eu seguia acompanhando onde toda aquela insanidade iria levĂ¡-lo.

E talvez seja esta  a razĂ£o de Prince of Thorns se destacar em meio a tantos outros livros de fantasia, ou "dark fantasy": a prematura crueldade de seu protagonista despido de qualquer valor moral e Ă©tico aliada Ă  sua frieza e determinaĂ§Ă£o.

Jorg me lembrou o protagonista de God of War, o "Kratos", tĂ£o impiedoso quanto o prĂ­ncipe. A diferença entre ambos? A idade, considerando que Jorg Ă© um adolescente e a forma com que cada um dos dois lida com os adversĂ¡rios. Enquanto Kratos muitas vezes Ă© guiado pelos deuses, Jorg Ă© quem arquiteta seus confrontos e elabora suas estratĂ©gias. AlĂ©m disso, nosso jovem protagonista Ă© ainda mais sĂ¡dico, sarcĂ¡stico e inteligente, recheando as pĂ¡ginas do livro com algumas pitadas de humor negro. 

Vale destacar que narrativa de Mark Lawrence Ă© fluida e permeada por vĂ¡rias referĂªncias da literatura. A vida de Jorg Ă© contada por meio de vĂ¡rios flashbacks e muitas reflexões, que se desenvolvem em um cenĂ¡rio tipicamente medieval, ditado pela frieza das relações, a brutalidade das guerras, a forma de governo vigente e pelos valores morais da Ă©poca (ou pela ausĂªncia destes). 



A EDIĂ‡ĂƒO:

Com um apelo visual fortĂ­ssimo, a DarkSide Books tem um cuidado enorme com todas as suas edições. Com Prince of Thorns nĂ£o foi diferente: a arte incrivelmente sombria da capa nos dĂ¡ ideia do que estĂ¡ por vir e compõe o cenĂ¡rio dark narrado. O mundo soturno de Jorg e muitos mortos na guerra sĂ£o revelados na capa, que conta com alguns detalhes em vermelho evidenciando a violĂªncia da histĂ³ria.
Algumas doses de humor, eventos sobrenaturais e muita violĂªncia ditam os rumos da obra de Lawrence, conduzindo-nos ao mundo sombrio do prĂ­ncipe sociopata e deixando muita curiosidade pelo que estĂ¡ por vir nos prĂ³ximos livros. Uma dica excelente para quem quer se aventurar pelo universo sombrio da fantasia! 

AlguĂ©m aĂ­ jĂ¡ leu Prince of Thorns? O que acharam do livro? Aguardo a participaĂ§Ă£o de vocĂªs!








You Might Also Like

0 comentĂ¡rios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂ¡rio de contato