Matérias Literárias Neil Gaiman

Que tal ser aluno do Neil Gaiman?

20:35Universo dos Leitores

Acredito que todo leitor tem vontade de conhecer o escritor favorito e passar alguns momentos ao lado dele, mas já imaginaram ter a oportunidade de estudar com um deles? Pois então, se já sonharam com isso, o sonho pode se tornar realidade.

A novidade é que o Bard College, nos Estados Unidos, nomeou o genial escritor Neil Gaiman como professor de um curso intitulado “Escrita Avançada com Foco em Literatura Fantástica”. Composto por vários módulos, o curso falará sobre a história da literatura fantástica e da ficção, além de abordar a questão da fantasia nos dias atuais. 

Sem dúvida os ensinamentos que serão passados mudarão a visão dos escritores, dos aspirantes a escritores e até mesmo dos leitores ávidos. De acordo com Gideon Lester, o diretor do curso dos programas de teatro e performance da universidade, Gaiman é extremamente versátil. 

“Neil é um artista do século 21 perfeito, porque ele é versado em diversos gêneros literários. Ele escreve ficção longa e curta, fantasia, histórias em quadrinhos, literatura infantil, peças de teatro e roteiros de televisão com maestria. [...] Ele, portanto, é o exemplo perfeito dos interesses de todos os não-graduados atuais e com certeza tem muito a nos ensinar sobre a arte da multidisciplina e da arte transmídia”.

Claro que ir para os Estados Unidos exclusivamente para o curso não é um desejo tão simples de ser realizado, mas sem dúvida muito material será divulgado na internet e com certeza teremos oportunidade de saber alguns pontos e aspectos que foram abordados. 

Um pouco sobre Neil Gaiman:
Nascido em Hampshire, no Reino Unido, vive recentemente nos Estados Unidos. Quando era criança descobriu o seu amor por livros. Devorava obras de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K.LeGuin, Gene Wolfe e G.K. Chesterton.

Se auto-descreve como “criança selvagem que foi criado em bibliotecas”. Ele ainda afirma “Eu não seria o que eu sou sem as bibliotecas. Eu era o tipo de garoto que devorava livros, e meus momentos mais felizes quando criança, foi quando convenci meu pai a me deixar na biblioteca local em seu caminho para o trabalho”.

Sua carreira de escritor, começou como jornalista, na Inglaterra. Seu primeiro livro, foi uma biografia da banda britânica Duran Duran, e o segundo, foi sobre o autor Douglas Adams. Violent Cases foi a primeira de muitas contribuições para o seu amigo Dave McKean. Mais tarde, estariam juntos na mini-série Orquídea Negra, resultado do contrato com a DC Comics.

Seu grande reconhecimento veio com Sandman. Obra de arte que lhe rende fãs até hoje. Sandman, narra a história de Morpheus, a personificação do sonho. A série teve inicio em 1988, e acabou em 1996. Foram 75 edições divididas em 10 volumes. Gaiman, também publicou Livros da Magia, que foi uma mini-série em 4 edições que narra a história de um adolescente inglês que descobre que o seu destino é se tornar o maior mago do mundo (alguma semelhança com Harry Potter?).

Hoje em dia, é conhecido por ser um dos criadores dos quadrinhos modernos. Suas histórias atingem o público de varias idades. Hoje possui um status de cult, o que atrai maior atenção da mídia tradicional.



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato