Cia das Letras Crítica

Ligue os Pontos - poemas de amor e big bang, de Gregório Duvivier

07:00Universo dos Leitores



Comediante e colunista de um importante jornal, Gregório Duvivier está em destaque no cenário artístico nacional. Para completar o sucesso ele lançou, pela Editora Companhia das Letras, o livro “Ligue os Pontos – poemas de amor e big bang”.

Quando soube do lançamento, dois pontos despertaram a minha curiosidade: gosto do trabalho dele como comediante, gosto das crônicas que ele escreve e amo poesias. 

Comprei o livro e antes de chegar em casa e começar a ler eu já estava encantada. As razões? Bom, primeiro a dedicatória direta e repleta de sentimento “para Clarice, é claro”. Segundo o sumário, que apresenta títulos curiosos e inteligentes, que conseguem despertar a curiosidade. Por fim, uma pequena introdução que considerei brilhante:
Ao longo da leitura, me deliciei com poemas modernos, diferentes, repletos de criatividade, de humor e, por vezes, de melancolia. Gregório escreveu poemas que falam sobre a vida, o amor, o cotidiano e descrevem cenários incríveis. 

Com poucas palavras, uma linguagem inovadora e permeada de gírias, ele conseguiu aprofundar no significado e, com isso, fez um trabalho incrível. Conforme bem disse Antonio Prata: “Em algum momento da vida as pessoas escolhem se vão ser sérias ou engraçadas. Para a nossa sorte, o Gregório faltou nessa aula, sendo capaz, nestes belos e surpreendentes poemas, de extrair a melancolia de um Guaraplus e graça do Big Bang”. 

Não tem como dizer muito sobre o livro, afinal, poesia precisa ser lida e sentida. No entanto, adianto vale a pena conferir! Vou mostrar alguns dos meus poemas preferidos:
E por último, o meu preferido! Eu adoro jogos de palavras. Vejam só:

não para não para não para não

a palavra para que antes fazia as pessoas 
pararem agora já não tem acento igual 
à palavra para que indica que as pessoas
estão indo para algum lugar geralmente 
sem parar isso é um sinal dos tempos
o que antes parava agora não para não


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato