Crítica Editora Sextante

O Estranho caso de Yoda de Origami, de Tom Angleberger

00:30Universo dos Leitores

Sinopse: 

DOUG É UM GAROTO MUITO, MUITO ESTRANHO.

Ele sempre faz coisas esquisitas, como usar a mesma camiseta durante um mês, dançar feito maluco e se deitar no chão da biblioteca. Isso é constrangedor, principalmente para Tommy, que passa o recreio com ele todos os dias.

Por outro lado, Doug faz uma coisa muito legal: origamis. Um belo dia, ele cria um dedoche de origami do Yoda, o sábio personagem da saga Guerra nas estrelas. E aí tem início um grande mistério.

O Yoda de Origami prevê o futuro e sempre sabe como lidar com uma situação difícil. Seus conselhos funcionam mesmo e logo a maioria dos alunos da escola está fazendo fila em busca de soluções para seus problemas.

Tommy não entende como o Yoda de Origami pode ser tão sagaz se o Doug é tão sem noção. Será que o Yoda está usando a Força? Tommy precisa resolver esse mistério antes de aceitar seu conselho sobre uma garota.

Este é o relatório que Tommy preparou ao investigar O estranho caso do Yoda de Origami. Para torná-lo imparcial, ele incluiu os comentários de Herbert, um colega que nunca acreditou no Yoda de Origami. Também pediu a opinião de Kevin, que só fez uns rabiscos em volta do texto. Veja como ficou!

Minhas Impressões:

No fim do ano passado, no mesmo dia do Black Friday, teve uma promoção no site da Saraiva e vários livros estavam com preços ótimos. Comprei seis e entre eles um me chamou muita atenção por ser bem diferente: um livrinho verde, de capa dura e com o Yoda na capa. 

O Estranho Caso do Yoda de Origami é um nome bem chamativo e eu adoro os livros do gênero infanto-juvenil. Neste, o que me surpreendeu foram as ilustrações. O livro é todo desenhado, cheio de imagens, como se fosse um caderno de um garoto no colégio.

A história foi contada por Tommy, um garoto comum do colegial, que era apaixonado por Sara. Tommy tinha alguns amigos bem esquisitos como o Herbert, Lucas, Mike,Kevin, Bem e o Doug. Esse último era daquele tipo esquisitão, que tirava meleca, falava coisas sem noção, se enterrava em um buraco no quintal da sua casa, sempre se metia em encrencas e parecia um bobão. No entanto, era excelente na arte de montar origamis.

Um dia ele aparece com um estranho dedoche de papel com o formato do Yoda (do Star Wars), dizendo coisas sensatas, dando dicas e conselhos, que ele mesmo não seguia. Além disso, estava com uma voz horrorosa, como se estivesse imitando a voz do personagem. 

Apesar de todas as mudanças, ninguém se importou, afinal, os conselhos do Yoda de Origami eram úteis e sempre tiravam os meninos de várias enrascadas! De repente, o colégio inteiro sabia da existência do boneco de Doug e as perguntas que não saiam da cabeça de Tommy eram as seguintes: será verdadeiro? O dedoche realmente possui a Força? É uma invenção do idiota do Doug? Se sim, como é tão sábio e pode até prever o futuro?

Então, para analisar a questão e chegar a uma conclusão, ele resolveu montar um caderno com provas do que o Yoda era capaz.  Vários alunos deram as suas versões da história. Amo mesmo tempo em que Tommy tentava comprovar que tudo era verdadeiro, o seu amigo Herbert criticava as ações de Doug e tentava provar o contrário, já que para ele Yoda não passava de uma farsa.

Eu realmente me diverti muito lendo esse livro. As páginas parecem folhas de papel amassada e são pretas e cinzas. A história é rápida de ler e muito engraçada.

Para melhorar, o escritor ainda se utilizou de diálogos repletos de "tiradas". Essa técnica foi excelente, principalmente para os  fãs de Star Wars. Vejam o diálogo de perguntas ao Yoda:

P: Ei, Yoda de Origami, você viu aquele vídeo no Youtube totalmente hilário em que o Chewbacca dança com um Jawa?

Yoda: O que um Jawa é?

P: Você sabe, um Jawa. Um daqueles carinhas do filme.

Yoda: Que filme?

P: Guerra nas Estrelas!

Yoda: O quê?

P: Episódio quatro! Uma nova esperança! Star Wars, cara!

Yoda: Nesse filme eu estava não.

O autor, Tom Angleberger, ainda fez mais dois livros com a mesma temática: Darth PaperStrikes Back e The Secretofthe Fortune Wookiee, que ainda não foram publicados por aqui, mais que espero que seja em breve, principalmente se forem tão divertidos como esse.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato