A Cidade Inteira Dorme e outros contos Crítica

"A Cidade Inteira Dorme e outros contos", de Ray Bradbury

00:30Universo dos Leitores

Ficção científica ou realidade disfarçada?


Ray Bradbury dispensa apresentações. Conhecido mundialmente pelo clássico distópico Farenheit 451, a verdade é que ele é naturalmente um escritor de contos. Um exímio e criativo escritor de contos!

Em meio a universos de fantasia ele consegue criar cenários reais e repletos de críticas sociais. O melhor é que faz tudo isso se utilizando de uma narrativa leve, algumas vezes poética e sempre bem estruturada. 

Neste livro “A Cidade Inteira Dorme e outros contos”, ele reuniu treze histórias. Nelas, falou de medos, de tecnologia, de direitos civis, de perda de valores etc. Se utilizou de metáforas incríveis para narrar a condição humana e o interessante é que em todas as histórias, que foram escritas há mais de cinqüenta anos, encontramos aspectos que se igualam aos dias de hoje, tornando a obra extremamente atual. 

Todos os contos são agradáveis de ler e cada um causa uma sensação específica. Enquanto lemos, sentimos medo, alegria, indignação ou até mesmo admiração pela capacidade única que Ray possui de contar histórias.

É preciso destacar a sua capacidade de descrever os cenários e os contextos. Não tem como ficar inerte às suas palavras bem escolhidas e simplesmente incríveis. A título de exemplo, uma descrição do conto intitulado “O homem em chamas”:

“Neva afundou o pé no freio. Ferozes nuvens de poeira se levantaram, fazendo o homem desaparecer. Quando a poeira dourada assentou, seus olhos quentes amarelados rebrilhavam, ameaçadores, como os de um gato, 
desafiando o tempo e o vento causticamente”.

Entre todos os contos da edição, três chamaram a minha atenção de forma especial: “O Pedestre”, “O Lixeiro” e “A Cidade Inteira Dorme” (conto que deu título ao livro). Sou muito ligada nos aspectos relacionados às reações humanas e acredito que esses foram os contos que abordaram essa questão com mais intensidade. 

Em “O Pedestre” encontramos um indivíduo que tem por hábito caminhar pela cidade para admirar a noite, contrariando toda a lógica da sociedade, que se prende aos programas de televisão. Certa noite, ao ser parado pela polícia, que questionou o seu hábito e o considerou um homem suspeito. 

“A rua era silenciosa, comprida e vazia, só havia a sombra dele movendo-se
 como a sombra de um falcão no meio do campo.”
No conto “O Lixeiro” o personagem principal é um pai de família que ama o seu trabalho, mas que fica diante de um impasse ético quando descobre que em casos de ataques nucleares o caminhão de lixo deverá largar os detritos e recolher corpos. Ora, seria possível tratar cadáveres como se trata lixo?

“Não sei. Tenho medo disso. Tenho medo de que, se pensar nisso, em meu caminhão e meu novo trabalho, vou me acostumar. E, ah meu Deus, não parece nada certo que um homem, um ser humano, deva se acostumar a uma ideia como essa.”
Por fim, em “A Cidade Inteira Dorme”, ele abordou as reações humanas diante do medo. Com três personagens centrais, ficou claro que cada um reage de uma forma diante de possíveis situações de risco. Temas como coragem e insegurança social também foram abordados. A história girou em torno de um possível homem que estava atacando mulheres que caminhavam sozinhas nas noites escuras de uma pequena cidade. 

“Lavinia Nebbs desceu sozinha a rua à meia noite, atravessando o silêncio da noite alta de verão. Ela via casas com janelas escuras e, ao longe, ouvia um cão latindo. Em cinco minutos, ela pensava, estarei segura dentro de casa. Em cinco minutos, estarei telefonando para a bobinha da Francine. Estarei...” 













Quem gosta de contos vai adorar esse livro. Quem não gosta, vai perceber a grandeza que eles podem ter quando bem escritos e bem elaborados. Na minha opinião os contos revelam o talento de um escritor, afinal, dizer muito com poucas palavras não é tão fácil quanto parece. 

É preciso mencionar que a Edição da Biblioteca Azul, da Globo Livros, está extremamente leve e fácil de ler. As páginas tem tonalidade amarelada e a letra possui um tamanho excelente.


You Might Also Like

1 comentários

  1. P.f., sabem o título daquele conto que narra a história de uma criança com poderes especiais que lhe permitiam enterrar pessoas (ou outros) com o pensamento? Achava que era de ray bradbury, mas já não sei :-/ Agradeço muito a resposta para : mgfontes@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato