Matérias Literárias Notícias

Livro permite que leitor sinta as emoções fisicamente

00:00Universo dos Leitores









Os pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, desenvolveram um projeto chamado "Ficção Sensorial" e conseguiram criar o protótipo de um livro que vai permitir que o leitor perceba, fisicamente, as sensações e emoções da histórias. 

Para que as reações sejam possíveis é necessário que o leitor vista um colete com vários comandos por controle e inicie a leitura do livro. A capa do colete possui diversos mecanismos que vão sendo acionados conforme a leitura vai se desenvolvendo, com isso, ele trabalha em conjunto com o leitor e consegue captar suas vibrações. 

O livro que foi utilizado como o primeiro protótipo foi ‘The Girl Was Plugged In’, obra de ficção científica da autora Alice Sheldon (sob o pseudônimo de James Tiptree Jr.), que foi publicado pela primeira vez em 1973.

Na medida em que as páginas vão sendo viradas, o livro se programa para começar a transmitir as sensações daquela parte da história. Por exemplo: se o protagonista está assustado, o colete faz uma leve pressão no leitor, de forma que ele sinta um ‘aperto no peito’. Ou, se o personagem estiver triste, as luzes do livro se ajustam para refletir tal emoção.
Assista o vídeo sobre essa super novidade tecnológica neste link aqui.
E então, o que acharam dessa inovação? Simplesmente incrível, não é mesmo? 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato