As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia (4): O Príncipe Caspian, de C. S. Lewis

00:30Universo dos Leitores


A história do livro teve início no momento em que Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, estavam em uma estação de trem na Inglaterra e foram arrastados de volta para Nárnia de forma inesperada. Quando chegaram por lá, descobriram que já havia se passado mil anos e que o local estava dominado por seres conhecidos como Telmarinos, que eram violentos, abusivos e obrigavam os verdadeiros habitantes de Nárnia a viver escondidos nas florestas.


Mas, o que os levou de volta à tão sonhada Nárnia?

Tudo começou quando Capian, sobrinho de um malvado Rei chamado Miraz, descobriu que a sua vida estava em perigo em razão do nascimento do herdeiro legítimo do Rei e resolveu fugir em busca de ajuda para que pudesse restaurar o reino. Com isso, deu atenção às histórias de Nárnia que sempre gostou de ouvir e buscou por animais falantes, anões e faunos. 
Ao encontrá-los, descobriu a trompa mágica da Rainha Suzana e resolveu soprá-la. Esse ato foi suficiente para que os quatro reis de Cair Paravel retornassem ao mundo dos narnianos. 

A partir desses fatos, a história se desenvolveu com inúmeras aventuras e batalhas em busca da recuperação do trono de Nárnia. Novos personagens apareceram, entre eles Ripchip, um rato repleto de coragem e sagacidade se tornou o melhor amigo de Caspian.

Como esperado, Aslam apareceu para ajudá-los e se mostrou mais justo e bondoso que nas outras vezes. 

A história, escrita de forma ágil e agradável, foi conduzida a um final incrível e muito feliz. Assim como nas crônicas anteriores, os temas cristão foram abordados por Lewis de forma sutil para os olhos das crianças, mas notória para os olhares adultos. Neste volume, ele tratou da fé naquilo que desconhecemos e que nos é invisível. Também fez inúmeras referências a seres mitológicos e demonstrou que a escolha pelo bem é sempre o melhor caminho. 
Destaques:

- Neste volume, Pedro e Suzana foram informados de que jamais voltariam à Narnia, pois já haviam passado da idade permitida. Esse contexto deixou clara a intenção do escritor de mostrar que a fantasia é essencial no período da infância, em que os sonhos se confundem com a realidade e o desconhecido é sempre buscado. No entanto, aos adultos o que realmente tem valor é a realidade e tudo aquilo que é palpável.

- Quando os garotos Pedro, Suzana, Lúcia e Edmundo retornaram à Narnia havia se passado apenas um ano na Inglaterra, enquanto em Nárnia já haviam se passado aproximadamente mil anos. Essa diferença no decurso de tempo mostrou que com o passar dos anos os locais mudam tanto quanto as pessoas que os habitam. Esse contexto também faz referência à Teoria da Relatividade proposta por Albert Eistein com a intenção de demonstrar que em lugares diferentes o tempo passa de forma diferente.























Gostou? Você pode encontrar
o livro aqui e o caderno aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato