Escritora Angélica Pina Gerais

Sobre relacionamentos à distância

00:00Angélica Pina

Olá, pessoal!

Algumas pessoas me perguntam se escrevi “Quilômetros de saudades”, que fala de relacionamentos à distância, por já ter passado por algo assim. A resposta é “sim e não”! Como assim? A verdade é que nunca passei por um relacionamento amoroso à distância, mas tenho muitas (muitas mesmo!) amizades à distância. E hoje quero falar um pouquinho sobre isso.

Muita gente acredita que amizade só funciona se houver presença. Que é preciso abraçar, tocar, ouvir a voz, sair pra passear com as pessoas que gosta. Não que isso não seja bom e importante, é óbvio que é. Mas, em minha opinião, é possível sim manter uma amizade super bacana sem tanto contato físico.

Várias das minhas amigas com quem tenho mais contato hoje em dia moram longe de mim. Muitas estão no Rio de Janeiro ou em São Paulo, ou seja, não muito longe (lembrando que sou de Belo Horizonte) e sempre que posso, viajo até lá para encontrá-las. Outras estão no Sul do país, no Nordeste ou em outras cidades brasileiras que ainda não tive oportunidade de visitar, mas ocupam lugar especial em meu coração, mesmo sem que jamais tenhamos nos visto pessoalmente.

A maioria conheci na época que estava pesquisando freneticamente sobre casamentos, nas comunidades do Orkut, quando estava prestes a mudar meu “status de relacionamento”. Isso foi por volta do final de 2007, já que me casei em janeiro de 2008. De comunidades de noivas, migramos para comunidades de recém-casadas, depois para outras que falavam sobre maternidade. Migramos juntas para outras redes sociais e até hoje, 6 anos depois, acompanhamos o crescimento das famílias, as conquistas, as novidades, as alegrias e tristezas seja via Facebook, Instagram, Whatsapp... Todo ano fazemos “Amigo secreto virtual” e a diversão é garantida! Até “chá de bebê virtual” já fizemos (beijo, Scheila e Pedrinho lindo da tia!).
Mais recentemente, comecei a participar também de grupos de leitores, de apaixonados por livros como eu e fui presenteada com novas amizades. “Amigas leitoras”, “Fuxiqueiras”, “Frenéticas”, além da equipe daqui do Universo, são pessoas com quem compartilho tudo sobre o mundo da Literatura. Trocamos indicações de novas leituras, comentamos sobre o que gostamos e não gostamos, desabafamos quando ficamos inconformadas com algo que lemos, enfim, só quem ama ler sabe o quanto é importante ter alguém para conversar sobre o assunto.

Quando escrevi meu livro, mandei por e-mail para algumas dessas pessoas especiais que moram longe, algumas até fora do Brasil (beijo, Ligian!) e o apoio que recebi para seguir adiante com o projeto foi incrível. Quando recebi a aprovação da editora, foi uma festa inbox!!!

Costumo dizer que algumas pessoas que não vejo pessoalmente sabem mais sobre minha vida que alguns dos meus vizinhos! Não me entendam mal, não sou antissocial, adoro estar entre amigos e tenho sim muitos com quem convivo no “mundo real” (ou não virtual). Mas o que quero enfatizar com esse texto de hoje é que, embora muitos usem da atual tecnologia disponível para se distanciarem das pessoas, é possível utilizá-la para estar “perto” de quem gostamos.
Fecho com uma frase que tenho como “lema” com minhas amigas virtuais: “Para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro” (algumas pessoas atribuem a frase a Leonardo da Vinci, mas não encontrei uma fonte confiável que confirmasse ou não).
E vocês, o que acham sobre relacionamentos à distância??? Comentem aqui.

Beijos, leitores! Até breve!


  

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato