A Estrela de Prata Jeannette Walls Crítica

A Estrela de Prata de Jeannette Walls

11:38Universo dos Leitores




Hoje falarei sobre "A Estrela de Prata" de Jeannete Walls que ganhei da  Globo Livros.



Neste livro de Jeannette Walls conhecemos uma cativante história ambientada na década de 70, nos Estados Unidos, protagonizada por Liz e Bean: duas irmãs inseparáveis, de pais diferentes, que não conhecem seus pais e que vivem com uma mãe instável que não exita em abandoná-las quando é submetida a qualquer contrariedade. Charlotte Holiday é uma cantora idealista e deslumbrada que se comporta de forma egoísta em relação à suas filhas, já que é capaz de abandoná-las quando enfrenta qualquer adversidade. 

Inegavelmente as três se amam, mas o comportamento imprevisível de Charlotte se torna um grande problema para as meninas quando, após uma crise nervosa, ela as abandonou com o suficiente para que elas sobrevivessem por apenas um mês. Charlotte sempre demonstra afeto pelas meninas, mas estas demonstrações são rapidamente substituídas por alguma mudança inesperada de comportamento. 

Agora, imagine duas pré adolescentes sozinhas em uma casa, tendo que administrar as tarefas domésticas, comparecer à escola e se alimentar exclusivamente de tortas de frango congeladas? Pode parecer aventureiro demais, mas Liz e Bean tem que lidar com esta situação sozinhas, já que em razão das constantes mudanças elas não possuem nenhum vínculo ou alguém próximo a quem possam recorrer. A única alternativa para as meninas é procurar o tio Tinsley, irmão de sua mãe e a quem elas recorrem diante do abandono e do risco de irem morar em um abrigo.

O livro é narrado por Bean, que apesar do comportamento bipolar da mãe não se vitimiza em nenhum momento, pelo contrário: normalmente ela busca visualizar a vida sob uma ótica positiva e na maioria das vezes tenta amenizar a gravidade das atitudes da mãe, o que na minha opinião traz muito realismo ao livro. A menina se divide todo tempo entre as atitudes imaturas da mãe e entre o amor que nutre por ela, o que faz com que ela busque entender suas atitudes.



Apesar da idade, as irmãs demonstram uma maturidade incrível, de quem teve que aprender a se virar no mundo para sobreviver. Elas tem um comportamento prematuro para a idade  e apesar de preservar traços da da infância, Bean mantém os pés no chão. As duas tem laços firmes de amor e amizade e juntas conseguem se aventurar nessa "selva da vida", já que são órfãs de uma mãe viva.

Uma coisa que achei interessante foi o fato da autora não aprofundar nos conflitos da mãe, o que de certa forma deixou-a isenta de um possível "julgamento". Ao invés de focar nos distúrbios comportamentais de Charlote, Jeannette Walls se voltou para a relação das irmãs, a mudança de cidade, a relação com o tio e com os problemas que elas enfrentaram no novo lar.




























Através da narrativa envolvente de Jeannette me encantei por esta história tão dramática e ainda assim delicada. Mesmo com todos os dramas e todo sofrimento enfrentado pelas garotas, não existe rancor ou amargura por parte delas, talvez movidas pela esperança de um futuro mais feliz.


Ficha Técnica

Nome:A Estrela de Prata
AutoraJeannette Walls
Tradução: Luciana Persice Nogueira
Páginas: 256
Formato: 16cm x 23cm
Data de lançamento: 24/03/2014
ISBN: 9788525056344



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato