Auto ajuda Escritora Angélica Pina

Teoria x prática

00:00Angélica Pina

Olá, leitores!

Em um passeio a uma livraria, já repararam na quantidade de títulos com teorias para tudo? Teoria para ser feliz, para ficar rico, para ficar bonito, para ser bom em tudo (bons pais, bons amigos, bons filhos, bons amantes, etc.) e até para ir para o céu. Será que é tão fácil como apresentado nesse tipo de Literatura?
Em minha opinião, é bem difícil colocar em prática as teorias que temos e aprendemos. Porque pensar é fácil. Falar é fácil. Mas, na hora de praticar, a história muda!

Qual a distância entre teoria e prática? Penso (minha teoria) que a resposta para essa pergunta pode se resumir em duas coisas: disposição e motivação. Explico com alguns exemplos:

- Disposição: já aprendi, e imagino que a maioria das pessoas também, que para ficar mais bonita tenho que comer frutas, verduras e legumes, tomar bastante água, praticar atividades físicas e dormir bem. Mas esse “simples” ritual passa despercebido quando me deparo com todas as outras atividades que tenho que fazer nas míseras vinte e quatro horas do meu dia! Ou seja, se tudo que tenho necessidade e obrigação de fazer no meu dia me consumir todas as forças e energias, não vou me dispor a seguir a tradicional receita de beleza citada anteriormente e que, na teoria, é algo tão natural. Conclusão: preciso me dedicar e separar tempo para ficar mais bonita. É preciso disposição!

- Motivação: é bem bacana a teoria de que ser um bom amigo é ser aquele que o outro pode contar sempre que precisar, é ter uma palavra de consolo e conforto na hora certa, aliás, é estar no lugar certo na hora certa sempre. Mas se você não encontra nada disso em ninguém, o que vai te impulsionar a ser assim? Relacionamentos funcionam à base de reciprocidade: para ser amigo é preciso ter amigo e para ter é preciso ser. Conclusão: se cada um ficar esperando uma motivação para começar a agir, ninguém começa nunca. Nossa motivação não deve se basear em reconhecimento e recompensas (aí mais uma teoria bonita! hahaha...)

Falado isso, pergunto: é possível adquirir disposição e motivação para sair da teoria e partir para a prática através de um livro? Será que essas leituras, chamadas de “auto ajuda”, são eficazes em cumprir seu propósito? Qual a sua opinião? Comente aqui!

Beijos e até breve!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato