Cinema Dicas

15 filmes para os amantes do futebol

00:00Universo dos Leitores

Olá Leitores ... 

A Copa do Mundo está acabando, mas para os que amam futebol, com Copa ou sem Copa o assunto é sempre bem vindo, não é verdade?

Pensando nisso, resolvi fazer uma lita baseada em alguns filmes que falam sobre o tema, sendo que alguns são baseados em fatos reais e outros não. Confiram:

1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil
A História da Conquista da 1 ª Copa do Mundo de Futebol contada por seus protagonistas.

Fora do Jogo 
Seis garotas querem assistir a um jogo de futebol no Irã, país que as proíbe de frequentar estádios.

Fuga Para a Vitória
Em um campo alemão de prisioneiros de guerra o major Karl von Steiner (Max Von Sydow), que já tinha pertencido à seleção alemã de futebol, tem a idéia de fazer um jogo entre uma seleção dos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um inglês que era um conhecido jogador de futebol. Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar o time, para enfrentar o time alemão no Estádio Colombes, em Paris. Enquanto os nazistas, com exceção de Steiner, planejam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra nazista, os jogadores aliados planejam uma arriscada fuga durante a partida.

Garrincha - Alegria do povo
Vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e para muitos, simplesmente "o maior". No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, e Botafogo FC foram levados às telas.

Garrincha - A estrela solitária 
A vida de Garrincha, o "demônio das pernas tortas", dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde do interior. Em 1980 a escola de samba Mangueira homenageia Garrincha, que desfila em um carro alegórico especialmente preparado para ele. As várias facetas de Mané Garrincha são mostradas a partir das lembranças de pessoas que lhe foram muito próximas e que o amaram de diferentes maneiras. As histórias que Elza Soares, Iraci, Sandro Moreyra e Nilton Santos viveram com Garrincha compõem uma visão multilateral de sua personalidade e de seu destino de glórias e tragédias.

Gol!
Santiago Munez (Kuno Becker) é um jovem que possui um grande talento para o futebol e que sonha em se tornar um profissional. Mas morando em Barrios, a leste de Los Angeles, seu sonho é algo quase inalcançável. Até que um dia uma série de eventos possibilitam que ele seja contratado para jogar no Newcastle United, time que compete na 1ª divisão do campeonato inglês.

Heleno
O jogador de futebol Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro) era considerado o príncipe do Rio de Janeiro dos anos 40, numa época em que a cidade era um cenário de sonhos e promessas. Sendo ao mesmo tempo um gênio explosivo e apaixonado nos campos de futebol, além de galã charmoso nos salões da sociedade carioca, tinha certeza de que seria o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas seu comportamento arredio, sua indisciplina e a doença (sífilis) foram minando o que poderia ser uma grande jornada de glória, transformando-a numa trágica história. Baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes.

Lições de um sonho
Um jovem professor de inglês é contratado por um rígido colégio alemão. Novo na escola, perceberá que a única coisa que seus alunos conhecem é o preconceito. Buscará uma maneira de uni-los e eliminar seus preconceitos herdados

Maldito Futebol Clube
Inglaterra, décadas de 1960 e 1970. A história do legendário técnico de futebol e ex-artilheiro Brian Clough (Michael Sheen). Um homem que ganhou respeito comandando um pequeno time, que deixou a última posição do campeonato e assumiu a liderança. Apesar de sua antipatia pelo gigante Leeds United, ele resolve aceitar o cargo e mudar de time. Com uma personalidade forte, Clough não gostava do comportamento dos jogadores e criticava o técnico anterior. Ele se manteve durante 44 dias no cargo.

Maradona
Diego Armando Maradona é conhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Além disto, é famoso também pelas imensas controvérsias as quais se meteu. O diretor Emir Kusturica, fã confesso do craque e da pessoa, apresenta uma análise de sua carreira.

O ano em que meus pais saíram de férias
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. 

Pelé Eterno
Documentário brasileiro, dirigido por Anibal Massaini Neto, sobre a trajetória de Edison Arantes do Nascimento. A vida do "rei do futebol" Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.

Real Madrid - O Filme
O que há em comum entre um universitário de Nova York e umgaroto do Senegal? Um professor espanhol e um adolescentejaponês? Um menino e um homem mais velho em Caracas? Esta é a história de cinco vidas que dividem a mesma paixão: o RealMadrid. Dirigido por Borja Manso e produzido pela Real MadridTevevisión em parceria com a Huckeberry Films e Pendelton olonga foi rodado em Caracas, Nova York, Japão, Senegal e Madrid. Para Sempre Realmadrid mostra a magia e os bastidoresdaquele que foi considerado pela FIFA o maior time de futebol doséculo XX. O filme oferece ao mundo a oportunidade única deacompanhar detalhes do time por diversos aspectos, além demergulhar no dia-a-dia dos jogadores, e o impacto que cadainformação do clube causa ao redor do mundo. Para osadoradores da sétima arte, e do futebol este documentária é uma junção destas duas paixões que proporcionam momentosúnicos e inesquecíveis.

De todos os Corações do Mundo
As emoções da XV Copa do Mundo da FIFA, realizada nos EUA, em 1994. Um documentário notável sobre o futebol, jogadores, árbitros e principalmente todos os corações do mundo que amam o esporte mais popular do planeta. Durante pouco mais de uma hora e meia, Todos Os Corações do Mundo, leva o espectador de volta à aventura da Copa do Mundo nos Estados Unidos e embala o público numa viagem pela emoção. Pelas expressões de seus protagonistas, dos torcedores nos estádios e nas ruas aos craques nos gramados, as câmeras trilham um caminho irregular e vibrante para a história do Mundial. Todos Os Corações do Mundo é muito mais do que um filme oficial da Copa do Mundo dos Estados Unidos, é uma viagem pela paixão do futebol, pela alma dos torcedores, pelas façanhas de seus ídolos. O filme mostra os melhores momentos da Copa e acompanha o show das torcidas de 24 países nos Estados Unidos, para onde viajaram mais de 300 mil amantes do futebol de todo o mundo.

Zidane - um retrato do Século XXI
Uma mistura de um documentário esportivo com uma obra de arte conceitual, o filme consiste em uma partida de futebol – entre Real Madrid e Villareal, realizada em 23 de abril de 2005 – filmada inteiramente sob a perspectiva do super astro do futebol, Zinédine Zidane.


E então, o que acharam da lista? Querem indicar outros títulos? Comentem e participem.... 




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato