Crítica Darkside Books

Os Goonies, de James Kahn

14:35Universo dos Leitores


O livro de hoje é bastante especial: Os Goonies de James Kahn, cedido gentilmente pela editora parceira DarkSide Books representa uma deliciosa viagem aos anos 80 através da divertida história dos garotos da pequena cidade de Astoria.

Sinopse

Se você nasceu na década de oitenta ou no começo da década de noventa, ou ainda se você tem irmãos mais velhos nascidos neste período, possivelmente já ouviu falar de Os Goonies, de Steven Spielberg ou do livro de mesmo nome. Considerado um clássico infanto-juvenil, o livro ganhou uma edição belíssima da DarkSide Books em comemoração aos 30 anos da história, que veio com tudo para agradar aos fãs.

O livro retrata a vida de amigos adolescentes que vivem com suas famílias nas docas Goon, e que por esta razão se auto-denominam Goonies. Mikey (quem narra a história) e todas as famílias serão obrigados a deixar suas casas para a construção de um campo de golfe.

Ao encontrar um suposto mapa do tesouro, Mikey e seus amigos partem em uma aventura incrível, na esperança de conquistar a quantia de dinheiro suficiente para cobrir a oferta pelas terras onde vivem. Entretanto, o grupo não esperava encontrar pelo caminho armadilhas subterrâneas, uma quadrilha de falsários, esqueletos armados, dentre outros obstáculos que fizeram desta história uma aventura perigosa e emocionante.
Minhas Impressões

Assim que eu descobri que a DarkSide Books havia publicado "Os Goonies", o livro se tornou prioridade entre as minhas leituras . Nasci na década de oitenta  (mais precisamente no ano de 1985) e o filme Os Goonies fez parte da minha infância através de suas imperdíveis (e adoráveis) reprises na Sessão da Tarde

O livro foi lançado paralelamente ao filme com uma fidelidade incrível, criando uma forte ligação entre as duas obras: ambos são muito parecidos. Como vi o filme antes de ler o livro, pude imaginar toda a história em minha mente, em razão das cenas dinâmicas que fluem de forma ágil e envolvente.
"Goonies gostam de coisas como essa. Eu acho que é porque nós não podemos controlar nada em nossas vidas, ou no mundo, como uma guerra nuclear ou a fome, ou lixões tóxicos ou onde podemos estar vivendo na semana que vem, ou o que vai ter para o jantar, mas podemos controlar cada detalhe de alguma engenhoca que vamos construir ou de uma piada que vamos dizer ou cada guloseima entre as refeições que vamos atacar."

Uma das poucas diferenças entre o livro e filme é que o primeiro é narrado em primeira pessoa e possui o humor um pouco mais ácido. Quem nunca viu Os Goonies ou outro infanto-juvenil da década de oitenta, talvez estranhe o senso de humor e o comportamento politicamente incorreto dos adolescentes do livro.

Isto porque assim como em outros filmes e livros da época, Os Goonies apresenta um vocabulário muito diferente do que se espera dos filmes com a mesma classificação indicativa atualmente. Piadas de cunho sexual, trotes e comentários politicamente incorretos ditam o ritmo do livro, que ainda assim não exclui a ingenuidade, os sonhos e os valores dos adolescentes, bem como os laços de amizade, cumplicidade amor. 
"Mas eu não sou. Um covarde, quer dizer. Eu só tenho coisa melhor pra fazer em vez de gritar sobre quem acabou com a raça de quem na partida. O meu negócio é a aventura, mesmo que ela seja em geral bem difícil de se encontrar em uma porcaria de cidadezinha como esta."

Uma característica interessante do livro são as inúmeras referências culturais ao cinema, literatura, televisão e à cultura pop como Star Wars e O Hobbit. 

Ler Os Goonies representou um retorno à minha infância e às ótimas lembranças que tenho desse período da minha vida. Através da história pude reviver um período muito feliz através dos hábitos e de todas referências feitas ao longo deste livro cheio de aventura, imaginação, alegria e de muitos sonhos que até hoje encanta a muitas gerações. Uma agradável surpresa que me divertiu muito e me encheu de nostalgia!

A Edição

Nunca é demais mencionar o perfeccionismo da DarkSide Books em suas edições, que em Os Goonies não foi diferente. Para os fãs da história a editora lançou uma edição comemorativa de 30 anos simplesmente sensacional, que conta com um réplica do mapa dos Goonies, capa dura, diagramação e revisão impecável, notas que esclarecem as referências feitas no livro e detalhes que só a DarkSide é capaz criar: letras douradas na capa, a logo dos Goonies e as páginas negras (com uma logo de caveira) dividindo os capítulos.  Uma edição luxuosa e imperdível para encher os olhos de qualquer fã da história.
Sobre o Autor:

James Kahn nasceu em Chicago (EUA) em 1947, é médico e escritor. Realizou diversas novelizações de filmes como Os Goonies, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Poltergeist e Star Wars. Para a televisão, colaborou em séries como Plantão Médico, Star Trek: Nova Geração, Xena e Melrose Place, série que também produziu.


Trailer do Filme



Compre aqui: Saraiva ou Americanas


Ficha Técnica:

Título: Os Goonies
 Encadernação: Capa dura
 Formato: 14x21cm
 Número de páginas:240
 ISBN: 9788566636086
 Autor: James Kahn
 Tradução: Cecilia Giannetti
 Editora: DarkSide® 
Idioma: português
Gênero: Aventura/ação


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato