Cia das Letras Crítica

Risíveis Amores, de Milan Kundera

00:00Universo dos Leitores

Kundera e a capacidade de filosofar e adentrar na alma humana com palavras simples, mas sempre bem desenvolvidas... 

Quem já leu algum livro do escritor sabe do eu estou falando, quem nunca leu, pode aproveitar a dica de hoje, que sem dúvida é uma ótima opção para conhecer o seu estilo...

Neste livro, que reúne 7 contos independentes, o escritor trata com naturalidade de um assunto que permeia a vida de todos: o sexo e os imprevistos cotidianos que mudam os caminhos que escolhemos.

Com abordagens diferenciadas e extremamente inovadoras, ele apresenta questões interessantes sobre o desejo carnal e a necessidade de realizá-los, custe o que custar. Não se trata de um livro de cunho erótico, o que ele coloca são reflexões sobre a conduta humana diante dos seus desejos, das suas inseguranças e, claro, das traições. Nos últimos contos, faz relações do tema com a velhice e a morte. 

O interessante é que os acontecimentos das histórias são corriqueiros, totalmente plausíveis e comumente utilizados em livros, filmes etc. O que muda aqui, tornando-os inovadores, como dito acima, é a forma de abordagem. Um olhar crítico, por vezes divertido, por vezes filosófico, mas que em todo momento questiona nossas ações e reação, assim como nossa necessidade de interferir nos acontecimentos casuais, modificando nossas vidas e a dos que convivem conosco.

“Mas pergunto como se pode querer ser um conquistador numa terra onde ninguém nos resiste, onde tudo é possível, onde tudo é permitido? A era dos dom-juans está terminada. O atual descendente de Dom Juan não conquista mais, apenas coleciona.”
O que contagia no livro é a percepção de que os nossos sentimentos são confusos, nossas ações nem sempre são coerentes e que não existe “ironia do destino”, já que a ironia da vida é culpa das nossas próprias atitudes. 

Sem dúvida vale a pena conferir. As frases são amarradas de tal forma que se torna impossível fechar o livro antes de terminar o conto iniciado. A leitura é extremamente prazerosa, assim como a do seu título mais conhecido, A Insustentável Leveza do ser (que, diga-se de passagem, ocupa um lugar especial na minha lista de livros preferidos).

''...todo o valor do homem está ligado a essa faculdade de se superar, de existir além de si mesmo, de existir no outro para outro."







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato