Crítica Editora Pavana

Marcada para morrer, de Kim Harrison

00:12Angélica Pina

Criaturas sobrenaturais sempre habitaram o mundo dos humanos, mas após “A Virada” isso se tornou fato conhecido de todos. Chamados de impercebidos, bruxos, vampiros, lobisomens, fadas e pixies habitam o subúrbio chamado Hollows, em Cincinnati.

Rachel Morgan é a protagonista e narradora da história. Ela é uma bruxa que trabalha como caçadora de recompensas para a SI (Segurança de impercebidos), tendo que prender as criaturas sobrenaturais que estão andando fora da lei. O problema é que Denon, seu chefe, não gosta dela e a coloca para os piores trabalhos, resultando em fracasso após fracasso. Junto dela está Jenks, um pixie de aproximadamente quinze centímetros, que é o responsável por auxiliá-la e garantir sua segurança.

Numa noite, ela encontra Ivy Tamwood, uma vamp com quem já trabalhou algum tempo atrás e que é considerada a melhor profissional da SI. Juntas, elas resolvem pedir demissão na SI para abrirem sua própria Agência.

Denon, o chefe, fica satisfeito com a notícia de que Rachel vai embora, mas quando descobre que Ivy está indo junto, ele acha que a outra deve pagar por isso. Sendo assim, a cabeça de Rachel é colocada a prêmio, ou seja, ela está marcada para morrer.

Rachel, Ivy e Jenks vão morar em uma igreja (o pixie fica no jardim, com sua enorme família) e as duas passam a uma relação estranha, já que, embora Ivy insista em dizer que não se alimenta de sangue há mais de três anos, em algumas situações Rachel sente que está prestes a ser atacada pela colega.

“Dei a ela um aceno de cabeça positivo e conciso. “Certo”, pensei, respirando fundo. Estava morando numa igreja – com cadáveres no quintal –, sendo ameaçada de morte pela SI e com uma vamp do outro lado do corredor. Fiquei me questionando se Ivy ia perceber se eu trancasse meu quarto por dentro. Depois comecei a pensar se ia mesmo fazer diferença...”
Rachel é atrapalhada, impulsiva e está o tempo todo sofrendo tentativas de assassinato. Vários feitiços são lançados contra ela e seus pertences e as mais variadas criaturas surgem de todos os lados com a intenção de exterminá-la. Ivy é misteriosa, sensual, está sempre estudando e planejando cada passo que deve ser dado por ela e a colega.

“O desalento a fez estreitar os olhos e franzir a testa. Ela parecia completamente humana e isso me assustou para valer. Bem quando achava que a compreendia, Ivy fazia algo desse tipo.”

Rachel descobre que um homem muito importante e influente está envolvido em negócios ilícitos e decide que se conseguir provar sua culpa, será recompensada com a anulação de sua sentença de morte. Para isso, ela se envolve em confusões sinistras, chegando muito perto da morte por diversas vezes.

“- Keasley, espere. – Inspirei rápido, tentando organizar as ideias. O que posso fazer por você? Uma hora atrás achei que eu fosse morrer.
- Uma hora atrás você estava morrendo. – Ele deu uma risada e então se colocou sobre um pé, depois sobre o outro. – É importante que não deva nada a ninguém, não é? – hesitou. – Eu a invejo pelos amigos que tem. Já sou velho o suficiente para não ter medo de dizer isso. Amigos são um luxo a que não tenho me permitido por muito tempo. Se me deixar confiar em você, nos considere quites.”
A narrativa de Kim Harrison é envolvente e contém pitadas de humor e ironia que divertem o leitor (o pixie Jenks é uma figura muito engraçada!). Confesso que não foi um livro que li rapidamente, pois fantasia não é nem de longe meu gênero favorito, mas não posso tirar os méritos da escrita de Harrison por isso. As cenas são muito bem detalhadas, possibilitando que o leitor consiga imaginar perfeitamente as situações e cenários descritos.

Marcada para morrer é o primeiro livro da série Hollows (que tem mais de dez volumes), por enquanto o único lançado no Brasil.

“Embora humanos e impercebidos estivessem convivendo abertamente há quarenta anos, às vezes as tensões se elevavam. Humanos tinham medo e provavelmente por uma boa razão. Não é fácil acordar um dia e se dar conta de que seus vizinhos são vampiros e de que sua professora da quarta série era, na verdade, uma bruxa.”




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato