de Arthur Flowers Editora WMF Martins Fontes

Vejo a Terra Prometida- A Vida de Martin Luther Kink, de Arthur Flowers, Manu Chitrakar e Guglielmo Rossi

11:07Universo dos Leitores




"A Guerra Civil pode ter libertado os negros daescravidão, mas foi Martin Luther King quem nos livrou dos grilhões"


A resenha de hoje é sobre uma graphic novel muito especial, enviada em cortesia pela WMF Martins Fontes: Vejo a Terra Prometida é uma biografia narrada em prosa que relata a vida de nada mais nada menos que Martin Luther King.

Considerado o maior ícone na luta pelos direitos civis dos negros e talvez o maior militante pelo fim da segregação racial nos Estados Unidos, Martin Luther King dá vida a esta história narrada de uma forma diferente. O escritor e performático Arthur Flowers, o artista plástico bengalês Manu Chitrakar e o designer Guglielmo Rossi contaram a vida de Luther King em formato de prosa, em uma graphic novel cheia de cores e traços que a todo tempo fazem referência à cultura do continente africano em uma belíssima homenagem à cultura afro americana.

Comprovando que devemos estudar a história para não repetir os erros do passado e melhor compreender o futuro, Vejo a Terra Prometida traz a luta contra o racismo do ponto de vista afro-americano o que enriquece muito o trabalho de Flowers, Chitrakar e Rossi, já que a maioria dos trabalhos sobre o período escravagista não são contados pelos oprimidos ou vítimas. 


Após o fim da Guerra Civil Americana, os descendentes de escravos sofriam com a segregação racial intensa nos EUA: foram anos e anos de lugares cedidos, olhares submissos apontados para o chão, calçadas desocupadas para os brancos transitarem e uma vida cheia de restrições impostas pela cor da pele.

E é nesse cenário que surge Marther Luther King, desperto pelo espírito de luta pela igualdade. Líder religioso nato e munido com um poder de oratória incrível, King utiliza a Igreja para proclamar seus ideais e convocar os negros como aliados nessa luta. 


O militante só precisava de um estopim para disseminar aos quatro cantos suas ideias e o episódio envolvendo Rosa Parks, uma negra que se recusou a ceder seu lugar à uma branca no transporte público inflamou a luta de King em uma jornada surpreendentemente pacifista. 

O pacifismo de Luther King e seu discurso pela não violência inspirado em Mahatma Gandhi não agradava a todos, e suas ações muitas vezes foram questionadas até mesmo pela comunidade negra. Mas ainda que haja discordância no que diz respeito à sua metologia, é incontestável a relevância de Martin Luther King pelo fim da segregação racial: Luther King conseguiu reformular a lei dos direitos civis e conquistou o direito a voto, e graças a seus feitos foi consagrado com o Nobel da paz.

Sua batalha é contada na graphic novel que o segue até o fim de sua vida, narrada de forma ritmada, misturando poesia afro-americana, arte bengalesa e pela impecável diagramação italiana. Também somos presenteados com a reprodução de trechos de seus belíssimos discursos. 


Indico Vejo a Terra Prometida, que conta através da arte, história e poesia a vida de um dos maiores mártires na luta pela igualdade .



Gostou da HQ: Compre aqui → Submarino.






Ficha Técnica:

Título: Vejo a Terra Prometida 

ISBN: 9788578274368
Páginas: 144
Formato: 23,50 X 16,50
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª EDIÇÃO - 2011
Peso: 400,00g
Idioma: Português - Brasil







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato