Bidu Editora Panini

Bidu, por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

00:00Universo dos Leitores

Bidu – Caminhos, é a quinta HQ do projeto Graphic MPS e a primeira da segunda fase. Com um olhar completamente sensível e uma delicadeza peculiar, essa é uma das mais lindas histórias de amor entre um menino e um cachorro. 

Franjinha, o nosso narrador, dá um salto ao passado para contar a trajetória da sua vida até o dia em que conheceu Bidu, o seu cãozinho de estimação, que logo se tornou o seu melhor amigo. 
O garoto era um inventor e tinha um grande sonho: ter um cachorro de estimação. Bidu, por sua vez, era um cachorro que viva na rua e estava em busca de algo mais, mesmo sem saber exatamente o quê! Bidu era o rei do terreno baldio em que viva, mas isso não era o bastante para ele, já que a vida era um constante vai e vem, já que além de se virar para comer, ele precisava escapar de todas as enrascadas que se envolvia. 

O resultado: Franjinha e Bidu estavam solitários. Como a vida nem sempre nos coloca diante daquilo que queremos ou precisamos, eles precisaram passar por muitas provações antes do encontro final. 
A narrativa é bem simples, mas possui uma intensidade tão grande que é praticamente impossível ler e sem se emocionar, já que os temas tratados fazem parte da vida de todos nós: a procura por algo que falta, a solidão, a ansiedade, o encontro, a amizade e claro, o amor em sua forma mais pura e bela. 

Nesta HQ é preciso estar atento aos detalhes, já que a história é contada até nas ilustrações trazidas nas contracapas e todos os detalhes se complementam: a delicadeza dos traços, as cores leves, os balões diferenciados para cada personagem, as representações especiais para o latido de cada animal, o ritmo envolvente da trama etc.
O trabalho de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho é digno de destaque e muitos aplausos. Juntos eles criaram uma história consistente e aproveitaram muito bem o Bidu, primeiro personagem criado pelo Maurício de Sousa, no ano de 1959. 

O que Maurício disse? Bom, para a introdução da HQ ele escreveu o seguinte: "Eu não considero isto um trabalho, uma história em quadrinhos apenas; prefiro encarar como um presente que estou ganhando dos autores." E continuou: "Eu senti aquela empolgação que só quem é fã de quadrinho conhece, sabe?"
Leiam e encantem-se como eu me encantei... 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato