Editora Panini Graphic MSP

Piteco - Ingá, por Shiko

00:05Universo dos Leitores

Piteco – Ingá fecha a primeira fase do Projeto Graphic MSP e faz isso com chave de ouro! A história, criada por Shiko, é um misto de emoção, ação, aventura, suspense e terror, tudo isso somado às incontáveis referências histórias e culturais do nosso povo. O quadrinista reconstruiu os personagens e os cenários e inseriu novas informações e novas nuances, enriquecendo e ampliando a ideia original do Maurício de Sousa. 

A história conta a trajetória do Povo de Lem, que enfrenta um momento difícil e precisa passar para uma migração. Enquanto organizam a mudança, Thuga, a grande paixão de Piteco, é seqüestrada por Homens-Tigre, em razão de uma antiga profecia.

A situação é facilmente compreendida pela tribo, mas Piteco, Bebeléu e Ogra se revoltam com a situação, saindo em busca da mulher, para mostrar que nessa vida nada se sobrepõe à força do amor, sentimento que supera todas as dificuldades. 
Enquanto lemos a história passamos por inúmeras referências da cultura nordestina, dentre elas Pedra do Ingá, o Arapó-Paco (Curupira), o M-Buatan (Boitatá), os desenhos rupestes etc. Elementos da mitologia, da magia e da feitiçaria também são inseridos de forma ímpar no contexto da história, que é rica, envolvente e completamente inteligente. 

Não posso deixar de dizer que todos os personagens de Maurício tiveram as características preservadas, mas Shiko conseguiu torná-los mais maduros não só nas expressões como nas atitudes em geral. Entre eles, é preciso destacar Thuga, que nessa história deixou de ser apenas a mulher que sempre sonhou em casar e se tornou uma personagem forte, decidida e corajosa, com poderes especiais e com a capacidade de prever o futuro. 
Nessa HQ, assim como nas demais, a arte também merece destaque. Mas aqui, pelas cores, os inúmeros detalhes das cenas e os traços fortes, as ilustrações parecem saltar das páginas. Na verdade, elas parecem pinturas, de tão incríveis. 

Sem dúvida a HQ mais incrível, corajosa e inovadora do projeto. Foi uma grande surpresa para mim, já que na infância eu não era tão fã das revistas do Piteco. Espero, sinceramente, que venham outras histórias de Shiko por aí!
Para finalizar, vou compartilhar com vocês a página mais linda da revista. A página que eu fui e voltei inúmeras vezes e que na minha opinião, foi uma das ilustrações mais lindas não só dessa HQ, mas de todo o projeto:

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato