Calvin e Haroldo História em Quadrinhos

As primeiras tiras de Calvin e Haroldo.

00:00Universo dos Leitores

Nesta semana que antecede o Natal, ruas e lojas estão lotadas de pessoas engajadas na maratona da escolha e compra de presentes. E se você ainda não conseguiu encontrar o presente ideal para uma pessoa querida, uma boa opção pode ser uma HQ! E m bom exemplo, o livro Calvin e Haroldo - E foi assim que tudo começou. Lançado em dezembro de 2007 pela Conrad, o volume traz as primeiras tiras e páginas dominicais da saudosa série criada por Bill Watterson, no formato 21,5cm x 22,5cm, com 128 páginas.

Tirinhas envolvendo personagens infantis são um lugar-comum na longa trajetória dos quadrinhos. Podemos dizer que os pontos altos dessa tradição são as séries Peanuts de Charles Schulz e Mafalda de Quino. Enquanto na primeira Charlie Brown e sua turma servem de pretexto para o cartunista norte-americano discutir questões existências e a psicologia humana, na outra o cartunista argentino utiliza a intelectualizada protagonista e seus amiguinhos para apresentar questões sociais e também existenciais. Os dois trabalhos tornaram-se clássicos dos quadrinhos e leituras obrigatórias para os amantes dessa arte. A eles se somou, nos anos 80, a série Calvin and Hobbes de Bill Watterson, que inovou na representação do universo infantil.

Lançada em novembro de 1985 e encerrada em dezembro de 1995, Calvin e Haroldo é considerada por alguns a melhor tirinha cômica já produzida. Apresentando-nos o impagável Calvin, um hiperativo menino de seis anos, e seu inseparável amigo Haroldo, um tigre de pelúcia com muita “personalidade”, a série traz uma galeria de coadjuvantes que inclui os pais do garoto, sua babá, uma professora e coleguinhas de escola. Invariavelmente, todos acabam vistos e julgados pela ótica implacável de Calvin, quando não são vítimas de sua fértil e incontrolável imaginação. Este, aliás, é o elemento que fez da tirinha uma obra-prima dos quadrinhos: as fantasias e a lógica de uma criança são apresentadas de forma incrivelmente autêntica.

Colecionando algumas centenas de tiras e páginas dominicais, E foi assim que tudo começou é publicado no formato e características de sua edição norte-americana original. Como o subtítulo indica, a edição reúne o começo do trabalho de Bill Watterson, que parte da apresentação do elenco da tira, passando ao estabelecimento das personalidades e interações entre os diversos personagens. Sendo uma obra em construção, alguns pontos destoam da qualidade geral. Por exemplo, a solução visual no fim de algumas tiras deixa um pouco a desejar, e em um ou dois momentos as falas de Calvin parecem um tanto inverossímeis. No todo, porém, o livro é o “velho e bom” Calvin e Haroldo, com os dinâmicos desenhos, a narrativa eficiente e o humor inteligente e caloroso.

Se por si sós os desenhos já valeriam a leitura, sobram motivos quando nos deliciamos com as acaloradas discussões dos protagonistas, ou nos sentimos tocados por suas reflexões sobre o sentido da vida. Em outros momentos, são os desabafos dos pais de Calvin ou as broncas de sua amiguinha Susie. Muitas vezes a imaginação toma conta e somos envolvidos pelos devaneios de um faminto tiranossauro ou pelas aventuras do sempre dramático e encrencado Astronauta Spiff. Certamente os fãs da série reencontrarão no livro alguns momentos favoritos e muitas imagens inesquecíveis. Para este leitor, nada se compara à emocionante tirinha em que Calvin entra em casa gritando desesperado que um “cachorrão” tinha roubado o Haroldo; no quadro seguinte, agarrado à perna de sua mãe seu rosto traz a expressão do desolado desespero de alguém que acabara de perder seu “melhor amigo”.

Calvin and Hobbes surgiu nos Estados Unidos num momento em que os quadrinhos autorais se afirmavam e produziam uma fase de altíssimo nível qualitativo e grande reconhecimento midiático. Artista que se recusa a permitir que sua obra seja banalizada em camisetas, canecas e outras bugigangas, após dez anos de produção, Bill Watterson soube o momento de interromper a trajetória da tira. Para os milhões de fãs em todo o mundo, Calvin e Haroldo realmente deixaram saudades. Mas temos, é claro, a compensação de podermos reencontrar esses velhos amigos nas várias coletâneas e reedições de seus quadrinhos. Para quem ainda não conhece a série, este lançamento pode ser um ótimo ponto de partida e um bom pedido para o Papai Noel!

Wellington Srbek, nasceu em Belo Horizonte em 1974. É doutor em Educação e graduado em História pela UFMG, autor e editor de histórias em quadrinhos premiado nacionalmente. Profissional com vinte anos de experiência na criação e edição de revistas e livros, textos informativos e literários. É autor de trabalhos consagrados como o álbum Estórias Gerais e a série Solar, bem como de HQs infanto-juvenis e adaptações literárias.


Resenha originalmente publicada no blog Mais Quadrinhos.




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato