Companhia das Letras Crítica

Mansfield Park, de Jane Austen

00:00Angélica Pina

Aos 10 anos, Fanny Price é levada para morar com seus tios, a família Bertram, pois seus pais não tem condição financeira para cuidar dos nove filhos. Ela se sente inferior às primas Maria e Julia, que são educadas com os melhores professores e são verdadeiras moças nobres e de classe. O primo mais velho, Tom, tem pouco ou quase nenhum contato com a garota, mas o primo Edmund a acolhe e dispõe-se a ensinar tudo que puder. 

Fanny cresce recebendo a mesma educação, mas o tempo todo é lembrada de que não é igual aos outros membros da família, especialmente por sua outra tia, Mrs. Norris, que está sempre por perto e trata a sobrinha com muito desprezo.

“A amizade de Edmund nunca lhe faltou; sua ida de Eton para Oxford não mudou sua boa índole: ao contrário, só proporcionou oportunidades mais frequentes de demonstrá-la. Sem se gabar de fazer mais que os outros e sem medo de fazer demais, ele estava sempre atento aos interesses e aos sentimentos da prima, esforçando-se para que todos reconhecessem suas qualidades e para que ela mesma conseguisse superar a timidez que as impedia de ser mais evidentes, dando-lhe conselhos, confortando-a e encorajando-a. Seu apoio não era suficiente para eliminar o atraso de Fanny em relação aos primos, porém suas atenções eram cruciais para ajudá-la a progredir intelectualmente e ampliar-lhe os prazeres.”
A vida em Mansfield agita-se quando os irmãos Henry e Mary Crawford chegam à vizinhança. Henry é charmoso e galanteador, fazendo com que Julia e Maria fiquem bastante interessadas, mesmo a segunda já estando noiva de outro. Mary, por sua vez, cativa todas as atenções do jovem Edmund e deixa bem claro que deseja casar-se com ele, apesar de discordar quanto a suas pretensões profissionais. 

Fanny, tímida e recatada, sempre nos bastidores, acaba sendo confidente tanto de Mary, que a considera uma amiga, quanto de Edmund, que sempre foi a pessoa mais próxima dela. Secretamente, a senhorita Price sente ciúmes do primo, que é a pessoa que ela mais ama na vida, mas sua discrição jamais deixa isso transparecer. 

Eis que Henry Crawford desiste dos galanteios com as primas e declara-se apaixonado por Fanny. Todos exultam com a ideia de um casamento vantajoso para a menina, apenas ela não consegue enxergar todas as qualidades que os outros veem no senhor Crawford. 

Maria casa-se com o senhor Rushworth, seu então noivo, e leva sua irmã Julia com eles para a viagem de lua de mel. Dessa forma, todas as atenções da família voltam-se para Fanny, que passou a ser mais valorizada pelo fato de ter despertado o interesse do tão agradável senhor Crawford. 

Ao negar seu pedido de casamento, Fanny é repreendida por toda a família Bertram e enviada para a casa de seus pais biológicos para repensar em suas decisões. Enquanto Fanny está fora de Mansfield, uma série de acontecimentos graves abala completamente a estrutura dos Bertram, ao mesmo tempo que a tímida garota trava lutas intensas com seus próprios pensamentos e sentimentos.

“‘Eu acho’, Fanny começou, depois de refletir por alguns instantes, ‘que toda mulher deveria admitir a possibilidade de um homem não ser aceito, não ser amado por alguma mulher, por mais atraente que muitas o considerem. Ainda que ele tenha toda a perfeição do mundo, nenhuma mulher que por acaso lhe inspire afeição tem necessariamente de aceitá-lo. No entanto, mesmo supondo que o sr. Crawford tenha todos os direitos que as irmãs lhe atribuem, como eu poderia estar preparada para corresponder a seus sentimentos? Fui pega totalmente de surpresa. Não me passou pela cabeça que a maneira como ele me tratava tivesse algum significado especial; e não creio que eu devesse me obrigar a amá-lo, só porque, na falta do que fazer, ele estava me dando atenção.’”
Mansfield Park é a terceira publicação de Jane Austen, lançado em 1814. Embora eu reconheça que é uma obra-prima da Literatura, escrita por uma das maiores romancistas de todos os tempos, preciso dizer que a leitura não foi tão fácil para mim. O ritmo do livro é demasiadamente lento, principalmente no início, já que a autora é extremamente detalhista em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito aos personagens secundários e menos importantes. 

Apeguei-me aos personagens já depois da metade da história e aí sim consegui apreciar e entender melhor o que estava “por trás” de cada detalhe. 

Austen critica com muita classe a sociedade britânica da época, destacando bastante a questão dos casamentos arranjados por interesses financeiros e a pressão que todas as famílias faziam nas moças para que conseguissem entrar num desses enlaces vantajosos. 
Fanny é uma protagonista que só ganha força e destaque depois que muito já foi contado. Por diversas vezes ela é passiva e omissa, mas seu bom senso e prudência percebidos posteriormente justificam sua falta de atitude anterior. Enfim, a obra tem todos os requisitos para ser considerado o grande clássico que é!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato