A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada Crítica

A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada, de Gabriel García Márquez

00:00Universo dos Leitores

Este livro reúne sete histórias contadas pelo incrível Gabriel García Márquez entre os anos de 1968 e 1972, sendo: Um senhor muito velho com umas asas enormes; O mar do tempo perdido; O afogado mais bonito do mundo; Morte constante para lá do amor; A última viagem do navio fantasma; Blacaman, o bom vendedor de milagres; e A Incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada. 

Conservando seu estilo de escrita contagiante e fantástico, o escritor apresenta contos que misturam de forma ímpar o real e o imaginário, abordando os detalhes do nosso cotidiano que fazem com que deixemos de lado o palpável para acreditar naquilo que nosso íntimo deseja, mas que nem sempre podemos provar ou compreender. Ele também fala sobre o amor e as desilusões que rodeiam esse sentimento tão intenso e nem sempre fácil de lidar. 

Algumas histórias misturam seres irreais em meio à população sul-americana, refletindo as crenças, as superstições e a simplicidade de um povo que vive rodeado de pobreza e que, pela mesma razão, possuem poucos ideais de vida. Outras, por sua vez, trazem personagens bem reais que lidam com conflitos típicos de todos os seres humanos e buscam maneiras de sobreviver em meio ao caos.

A primeira narrativa, intitulada Um senhor muito velho com umas asas enormes relata a vida de um povoado a partir do momento em que um homem com asas foi encontrado no quintal da casa do Sr. Pelayo. A notícia, que se espalhou por toda a região, atraiu moradores de diversos locais, que na expectativa de encontrarem a salvação para todos os problemas, correram para conhecer o suposto “anjo”.

Ao ser informado da situação, o Padre se dirigiu até a casa do Sr. Pelayo e após analisar o homem se manifestou acerca da completa impossibilidade daquele senhor ser um enviado de Deus. 

"Recordou‑lhes que o Demônio tinha o mau costume de recorrer a artifícios de carnaval para confundir os incautos. Argumentou que se as asas não eram o elemento essencial para determinar as diferenças entre um gavião e um aeroplano, muito menos o podiam sê-lo para reconhecer os anjos. Entretanto, prometeu escrever uma carta ao seu bispo, para que este escrevesse outra ao seu primaz e para que este escrevesse outra ao Sumo Pontífice, de modo que o veredito final viesse dos tribunais mais altos."
Acontece que todos queriam tirar um proveito da possível divindade daquele senhor, usando-o para alcançar milagres, dinheiro, melhorias para as dores etc. Contudo, quando perceberam que nada do que almejavam seria alcançado daquela forma, seguiram com suas vidas sem sequer olhar para trás para verificar se o pobre homem precisava de algo.

O que Gabriel mostrou na curta história foi a capacidade que os homens possuem de deixar de lado as coisas e pessoas que um dia lhes foram importantes, como se fossem descartáveis. Da mesma forma, abordou a forma com a qual os homens buscam o desconhecido na tentativa incansável de ter tudo o que almejam. Sem dúvida uma narrativa incrível sobre a essência humana.

Apesar da importância e da beleza individual de cada história, o destaque do livro fica com o conto que lhe serviu de título e que foi considerado uma das obras primas do escritor: A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada. 

Nele, a avó de Cândida Erêndira, contrariando toda a ideia de relação harmoniosa entre netos e avós, culpou a jovem de apenas 14 anos por um incêndio que destruiu a casa em que moravam, e fez com que ela se prostituísse por anos afins para pagar a dívida. Os abusos intermináveis da matriarca marcaram a vida da jovem, que cresceu solitária e distante de qualquer noção de afetividade.

Contudo, ao conhecer Ulisses, um viajante que se destacou entre os demais pela beleza e também pela coragem, Cândida Erêndira percebeu que aquele homem seria a sua salvação, a sua porta para a liberdade.

Após inúmeras tentativas de ajudar a garota a se livrar da maldosa avó, Ulisses atingiu o seu objetivo, contudo, ao concluir o seu plano, descobriu que foi vítima de um plano bem articulado pela jovem, que nunca quis o seu amor, tendo lhe usado como um instrumento para a conquista da sonhada independência. 

“Erêndira não o ouvira. Ia correndo contra o vento, mais veloz que um veado, e nenhuma voz deste mundo podia detê-la.” 

Leiam! A genialidade de cada conto vale mais que muitos romances inteiros que encontramos por aí...



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato