Crítica História em Quadrinhos

Um mundo em quadrinhos, de Wellington Srbek

00:00Universo dos Leitores


“Ao contrário do que possa parecer, os quadrinhos não são uma simples mistura de desenhos e palavras, mas sim uma linguagem artística específica (...).”

Um mundo em quadrinhos foi publicado pela Editora Marca da Fantasia no ano de 2005 e ganhou uma reedição no final do ano passado. O livro, que contém os primeiros capítulos da dissertação de mestrado de Wellington Srbek, aborda aspectos interessantes sobre o universo dos quadrinhos: o surgimento dessa forma de linguagem, as influências, a evolução no tempo, a importância, o caráter híbrido dessa forma de comunicação, as diversas sensações e os variados estímulos causados no momento da leitura, a sua definição como uma forma de arte (quadrinho-arte) etc. 

“A leitura de uma história em quadrinhos (ou mesmo o simples folhear de suas páginas) é composta por diferentes atividades mentais, que experimentamos de forma integrada e praticamente simultânea, às quais vamos chamar de: percepção sensorial, apreensão cognitiva e decodificação simbólica.”
Apesar de ser um texto técnico, a linguagem é clara e direta, tornando o livro uma ótima opção de leitura para os fãs das histórias em quadrinhos. A leitura permite descobrir toda a beleza, complexidade e variedade que nesse “mundo dos quadrinhos”. 

“A arte nos quadrinhos (o quadrinho-arte) está em recompor com, romper com, realizar e reelaborar a partir de imagens e textos, dialogar com o mundo e instaurar novas realidade, possibilitar ao leitor uma experiência única: uma travessia.”
Quem quiser adquirir, pode acessar o site da Editora. O exemplar custa R$ 20,00, já com custo de envio.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato