Benedict Cumberbatch Cinema

O jogo da imitação, filme de Morten Tyldum

01:43Universo dos Leitores

A biografia do brilhante matemático, cientista, lógico, criptógrafo, filósofo e biólogo matemático Alan Turing foi representada nas telas dos cinemas através do filme O Jogo da Imitação, estrelado por Benedict Cumberbatch. 

Dirigido por Morten Tyldum, o longa narra a vida do cientista encarregado de desvendar códigos e mensagens transmitidas entre alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Logo no começo da trama somo apresentados a Turing, um cientista anti-social, inteligente e arrogante que nos conquista já na envolvente sequência de inicial.

Com a Inglaterra travando uma guerra com a Alemanha, o cientista se candidata a decifrar os códigos. Aliado a uma equipe de criptógrafos, Turing logo faz de tudo para se tornar o "líder" e ficar à frente do projeto. Seu temperamento difícil e sua dificuldade de manter relações sociais são enxergadas com rejeição pelos colegas de trabalho que só rendem-se à sua genialidade depois de um tempo.

A conexão de Alan Turing com o resto do mundo é intermediada por Joan Clarke, (interpretada por Keira Knightley) uma amiga cientista que luta contra os padrões sociais da época para se tornar parceira de trabalho e até mesmo namorada de Turing. 

Alguns flashbacks e cenas que abordam a homosexualidade de Alan são dispensáveis em alguns momentos e até tiram o foco do da batalha profissional do cientista, já que não são trabalhadas com profundidade. No entanto, estas não comprometem a qualidade do filme e são muito bem executadas. Também achei a investigação policial (que revelará sua homossexualidade futuramente) pouco explorada.



Indicado ao Oscar de Melhor Filme, O Jogo da Imitação é um forte candidato, ainda que eu considere que seu destaque maior seja a atuação impecável de Benedict Cumberbatch (forte candidato ao Oscar de melhor ator), que dá o tom exato na composição do personagem: não é excêntrico demais, nem muito sociável, mas nem por isso menos cativante.

O filme é muito feliz ao revelar a história de Alan Turing, que revolucionou os estudos sobre inteligência artificial, salvou milhões de pessoas traduzindo as mensagens alemãs durante a guerra e é um dos responsáveis, (talvez o maior) pela tecnologia que desfrutamos hoje.

Uma ótima dica para quem deseja conhecer os indicados antes da cerimônia do Oscar! 

Trailer do filme:








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato